Novo decreto da Prefeitura de Valadares autoriza abertura de call centers e lojas de conveniência, dentre outros

Aulas da rede municipal permanecem suspensas. Recesso escolar de 15 dias começa a valer a partir de 1º de abril

A Prefeitura de Governador Valadares publicou, no começo da noite de segunda-feira (30), um novo decreto municipal que mantém as medidas de isolamento social que vêm sendo adotadas desde o dia 23 de março, como ação preventiva à pandemia de coronavírus.

O novo decreto, de acordo com a nota divulgada pela prefeitura, flexibiliza as restrições ao comércio, atendendo às orientações da deliberação de número 17 do Governo Estadual de Minas Gerais.

Ficaram autorizados a funcionar, a partir da publicação do decreto, os seguintes estabelecimentos:

  • Mercado Municipal, exceto bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos que nele funcionem, que foram vedados pelo Decreto nº 11.126, de 20 de março de 2020;
  • Peixarias;
  • Lojas de conveniência;
  • Restaurantes em pontos ou postos de parada em rodovias;
  • Agências bancárias (seguindo algumas restrições);
  • Lojas de peças para veículos automotores e bicicletas;
  • Serviços relacionados à tecnologia da informação e processamento de dados;
  • Serviços de call center.

De acordo com o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), em vídeo divulgado pela prefeitura, até o momento a cidade estava adotando medidas mais rígidas do que as orientadas pelo Governo Estadual. O novo decreto, então, estaria mais alinhado às determinações estaduais, que são mais flexíveis em relação ao funcionamento do comércio.

Na tarde de segunda-feira, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante a entrevista que tem ocorrido em todas as tardes, pediu aos municípios que seguissem as orientações de seus respectivos governos estaduais.

Aulas da rede municipal

O novo decreto da prefeitura também estende a suspenção das aulas da rede municipal de ensino, que estão paralisadas desde o dia 18 de março. Seguindo a medida que foi adotada nas escolas estaduais de Minas Gerais, a prefeitura decretou a antecipação do recesso escolar do mês de julho, que passa a valer a partir desta quarta-feira, 1º de abril.

As escolas da rede estadual já estão com férias decretadas desde o dia 23 de março, e o período de recesso deve seguir até o dia 13 de abril.

Boletim epidemiológico

De acordo com o boletim epidemiológico de número 14, divulgado pela Prefeitura de Governador Valadares no fim da tarde de segunda-feira (30), a cidade tem agora 325 casos em investigação por suspeita de Covid-19. O município permanece com dois casos confirmados da doença. Também na tarde de segunda-feira foi anunciado um segundo óbito de um paciente que estava com suspeita de coronavírus — agora são duas mortes em investigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM