Mesmo com as recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS), valadarenses se arriscam em aglomerações no centro da cidade. A maior parte do ajuntamento acontece em filas de bancos, muitas vezes sem respeitar a distância recomendada para evitar a propagação do coronavírus.
Um vídeo gravado pelo internauta Saturnino Lopes flagra a enorme fila que se formou do lado de fora da agência da Caixa Econômica Federal, na rua Israel Pinheiro, no Centro.
Para o estudante Ronald Ferreira, evitar aglomerações é difícil neste momento. “Não tem como seguir sem alguém errar ou não obedecer as orientações de distância. A mesma coisa acontece nos supermercados”, comentou.
Comércio
Governador Valadares está desde o dia 23 de março sob decreto municipal, que, entre várias medidas para conter o contágio do coronavírus, mantém o isolamento social, o fechamento do comércio e de serviços considerados não essenciais.
Nesta semana, o prefeito Andre Merlo editou o decreto, a fim de flexibilizar as restrições quanto ao comércio, e decidiu autorizar o funcionamento dos seguintes estabelecimentos:
- Mercado Municipal, exceto bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos que nele funcionem, que foram vedados pelo Decreto nº 11.126, de 20 de março de 2020;
- Peixarias;
- Lojas de conveniência;
- Restaurantes em pontos ou postos de parada em rodovias;
- Agências bancárias (seguindo algumas restrições);
- Lojas de peças para veículos automotores e bicicletas;
- Serviços relacionados a tecnologia da informação e processamento de dados;
- Serviços de call center.
Demais estabelecimentos comerciais seguem fechados por tempo indeterminado. O município permanece com dois casos confirmados da doença e três mortes sendo investigadas.