[the_ad id="288653"]

Nível do rio Doce baixa para 2,75m na noite desta quinta

FOTO: Juninho Nogueira

O nível do rio Doce continua baixando lentamente em Governador Valadares. Das 10h da manhã desta quinta-feira, até as 20h, o nível oscilou apenas 2 centímetros, baixando de 2,77m para 2,75m.

Segundo Boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil, nas cabeceiras do rio a situação estava estável, às 18h. Em Ponte Nova, por exemplo, o rio estava em cota de alerta. A situação, porém, é de prudência, visto que pode alterar se chuvas fortes continuarem caindo. Em Coronel Fabriciano, o nível do rio também baixou e agora está em cota de atenção. Mesmo com a redução no nível do rio Doce, Governador Valadares, Tumiritinga e Colatina (ES) continuam em conta de inundação.

Mais cedo, a Prefeitura de Valadares, por meio da Defesa Civil, informou que a previsão é que o rio continue baixando lentamente na noite de quinta para sexta-feira (13), apesar das chuvas.

ORIENTAÇÕES

A Defesa Civil pede que os moradores evitem contato com a água do rio. Aqueles que já conseguiram ter acesso às residências e desejarem iniciar a limpeza, a orientação é que utilizem equipamentos de proteção, como botas de borracha e luvas.

Outra orientação é que os moradores de bairros ribeirinhos, historicamente afetados, como: São Tarcísio, Ilha, São Pedro, Esplanadinha, Santa Terezinha, São Paulo, JK, Jardim Alice e Santa Rita continuem alertas e tomem medidas preventivas.

Em caso de emergência, o contato da Defesa Civil em Valadares é 199.

LIMPEZA

Em alguns bairros onde a água já baixou, a Prefeitura iniciou o trabalho de limpeza, amenizando os transtornos e assegurando a saúde pública por meio da higienização das vias. Segundo a Prefeitura, “as equipes já estão atuando em diversas frentes de trabalho nos bairros Ilha dos Araújos, São Paulo, Santa Rita, Vale Pastoril, JK I, II e III e São Pedro. As ruas do bairro São Tarcísio ainda não foram atendidas devido ao nível das águas no local, que ainda permanece elevado. Além de equipes, máquinas como caminhões-pipa, caminhões com caçamba, dentre outras, estão à disposição da operação, dando todo o suporte necessário às regiões afetadas para a retirada de lama e entulhos, além da limpeza das ruas”.

FOTO: Secom/Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

🔊 Clique e ouça a notícia ‘Não haverá desoneração para favorecer os mais ricos’, diz presidente BRASÍLIA – Nessa quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São