MP Itinerante realiza ações em cidades do Vale do Jequitinhonha

As cidades escolhidas para a retomada do projeto Ministério Público Itinerante foram Divisópolis, Rio do Prado e Rubim. A iniciativa estava parada há dois anos, devido à pandemia da covid-19. O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social (Cimos) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O Ministério Público Itinerante visa promover o acesso à Justiça e ao conhecimento dos direitos básicos de que cada cidadão necessita. O projeto foi criado em 2010 e realiza visitas a cidades que não têm acesso fácil a promotorias de Justiça, oferecendo atividades e serviços multidisciplinares.

A abertura aconteceu na última semana, nas três cidades da comarca de Almenara. Na ocasião, os promotores de Justiça de Almenara, Gabriel Cordeiro Carvalho, Ana Bárbara Canedo Oliveira e Ingrid Costa Reis, fizeram atendimentos e participaram de reuniões com a população e conselheiros municipais.

Segundo  o promotor de Justiça Lucas Dias Nunes, o projeto entregará serviços essenciais à população. Ludmila Figueiredo Martins, que queria tirar a identidade da filha de 8 anos, foi até o posto de atendimento. “O acesso a Almenara é difícil, isso facilita muito”. O Tribunal Regional Eleitoral também esteve presente para emissão de títulos e regularização de pendências junto à Justiça Eleitoral.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou que o volume de pessoas na praça municipal, em busca dos serviços oferecidos, é a comprovação de que o MPMG está no rumo certo. “Nada justifica se não estivermos perto das pessoas”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM