Movimento Maio Amarelo propõe ações em ambiente virtual para 2021

Mesmo neste ano, quando as ações deverão ficar dentro do ambiente virtual, o município ressalta a importância do engajamento de todos em prol de um trânsito mais seguro

A pandemia da covid-19 provocou mudanças em vários segmentos da sociedade, e com as campanhas de trânsito não foi diferente. Com a chegada do mês de maio e a necessidade de distanciamento, que persiste desde o ano passado, o Movimento Maio Amarelo mantém o seu formato virtual. Neste ano, o movimento tem como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, e mais uma vez os eventos presenciais, como as tradicionais caminhadas, ações educativas, palestras e demais atividades, darão lugar às campanhas digitais, num esforço de conter a disseminação da covid-19.

Apesar das restrições impostas para diminuir a circulação de pessoas nas ruas, os acidentes de trânsito não deram trégua. Em 2019, o total de ocorrências com vítimas atendidas pelo SAMU e Bombeiros Militar em Governador Valadares chegou a 2255. Já em 2020 foram registradas 1.598 ocorrências com vítimas. Desse total, 1.182 foram registradas pelo SAMU, sendo 106 envolvendo bicicletas, 345 envolvendo motocicletas, 651 envolvendo veículos de quatro rodas e mais 80 atropelamentos. Já no 6º Batalhão de Bombeiros Militar foram registradas 416 ocorrências, sendo 46 envolvendo bicicletas, 255 motocicletas e 115 envolvendo veículos de quatro rodas.

Em razão disso, o Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) não tem medido esforços para que a educação no trânsito seja prioridade em Valadares. Inclusive, a responsável por esse trabalho no município, a assistente técnica em Educação Luimara Victor de Carvalho, enfatiza que a educação, conscientização e campanhas em prol de um trânsito mais seguro não podem parar.

“A atitude individual de respeito e responsabilidade de todos os usuários da via é fundamental para se ter um trânsito mais seguro. E campanhas como a do Maio Amarelo são fundamentais. Neste ano,  a campanha acontece no ambiente virtual, com o apoio do site da Prefeitura e dos parceiros, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, com a proposta de levar a mensagem de um trânsito seguro mesmo sem o encontro de pessoas. Ressalto, ainda, que neste ano, entre os dias 17 e 23 de maio de 2021, será celebrada a 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU, que defende limites de 30 km/h (#Love30) como norma em vias onde as pessoas e o tráfego de veículos mais se misturam”, disse.

Além disso, Luimara destacou que, desde o início da pandemia, o trabalho dos agentes de trânsito não parou em nenhum momento, inclusive, dando apoio na organização do trânsito durante as campanhas de vacinação por drive thru. “Temos realizado palestras para empresas através de vídeo, quando nos é solicitado, e temos ainda participado de aulas on-line com o ensino Fundamental I da rede municipal de ensino, como acontece na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz, onde levamos mais conscientização, visto que esses estudantes também são atores do trânsito, seja enquanto pedestres ou quando fazem o uso, por exemplo, de bicicletas e patinetes. Então, é necessário desenvolver esse trabalho com eles desde cedo e torná-los multiplicadores. A educação para o trânsito é um trabalho permanente e que não pode parar”, disse.

Movimento Maio Amarelo

O Movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, por meio de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir efetivamente o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Para o diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”, pontuou Ramalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM