Motociclista se prende a cabo pendurado sobre a via e fica ferida

FOTO: Comando Geral

A assessoria da Cemig informou ao DRD que esteve no local e constatou que o cabo não é de energia, mas de telecomunicação

Uma mulher ficou ferida, na manhã desta quinta-feira (6), após perder o controle da moto que pilotava e bater contra uma árvore. O acidente aconteceu na avenida Industrial, no bairro Distrito Industrial, em Valadares.

De acordo com testemunhas, um cabo de energia que estava caído sobre a via pode ter causado o acidente. Conforme os relatos, a motociclista teria se prendido ao cabo enquanto transitava pela avenida e, então, perdeu o controle do veículo até bater em uma árvore, na calçada.

Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe compareceu e prestou socorros à motociclista. Por fim, os socorristas encaminharam a mulher para o Hospital Municipal.

O DIÁRIO DO RIO DOCE entrou em contato com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), na tarde desta quinta-feira (6), para tratar sobre o caso relatado. A Cemig informou que foi acionada e, ainda hoje, esteve no local para verificar o problema. No entanto a empresa constatou que não se trata de um cabo de energia, mas sim de telecomunicações. “Geralmente, quando um cabo de energia parte, o local fica sem energia”, pontuou a assessoria da Cemig.

Quanto à remoção do cabo, a Cemig respondeu o DRD por meio de nota e complementou com algumas orientações. A empresa mencionou o acidente de hoje e o compartilhamento de postes de energia. No comunicado, a companhia informou que enviará uma equipe para remover o cabo do local e, assim, eliminar os riscos.

Nota enviada pela Cemig ao DRD nesta quinta

“Sobre o acidente ocorrido hoje (6) na Avenida Industrial, no Distrito Industrial, em Governador Valadares, a Cemig informa que enviou equipe ao local e constatou que não se tratava de cabo de energia e sim um cabo de telecomunicação. A Cemig esclarece ainda que não tem autorização para remover esse tipo de cabo, mas que vai enviar equipe ao local para eliminar o risco. E vai notificar a empresa responsável.

O compartilhamento de postes de distribuição de energia elétrica com as empresas de telecomunicações se dá em cumprimento às resoluções conjuntas das agências reguladoras de ambos os setores, Aneel e Anatel. Tais regulamentações definem que a responsabilidade pela manutenção da rede de telecomunicações é das respectivas empresas de telecomunicações.

Quando a Cemig identifica uso irregular dos postes, recebe uma denúncia ou aborda uma equipe lançando cabos nos postes sem a autorização, interrompe o serviço e penaliza a empresa conforme o contrato. A Cemig tem, ainda, instruído as empresas que compartilham os postes para ter uma melhor gestão de seus próprios ativos, cuja manutenção é de sua inteira responsabilidade. De modo a trazer mais segurança à população, às redes de telecomunicações e à rede de distribuição de energia elétrica.

Ao identificar uma situação dessa natureza, seja fiação baixa ou caída ao solo, o cliente pode entrar em contato com a Cemig por meio do telefone 116, preferencialmente identificando a cessionária de telecomunicações proprietária do cabo, para que a Cemig acione a empresa e/ou encaminhe uma equipe para eliminar a condição de risco, caso haja.

Mas o mais importante: a Cemig ressalta que, de forma nenhuma, as pessoas devem manipular ou encostar nos cabos, pois, mesmo no caso de cabos de telefonia e internet, eles podem estar energizados e provocar acidentes com a rede elétrica”, conclui a Cemig.

Comments 1

  1. José Carlos says:

    Acretidem, estes cabos ainda vao fazer mais vítimas, o que mais tem e cabos de comunicação caídos pelas ruas, estes cabos são piores que o cerol, pois nem as antenas de segurança das motos vai conseguir evitar o acidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM