Ministério Público fiscaliza irregularidades em canil e clínica veterinária

MANHUAÇU – No último dia 11, o Ministério Público de Minas Gerais, em conjunto com as Polícias de Meio Ambiente e Civil, realizou uma operação de fiscalização nas instalações do canil e da clínica veterinária municipais de Manhuaçu. O objetivo era verificar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o município em novembro de 2017. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (17).

De acordo com o Ministério Público, durante a inspeção, foram identificadas diversas irregularidades, destacando-se a ausência de rede elétrica funcional, a falta de manutenção de ambientes e equipamentos, a ausência de desratização para prevenção de roedores e a carência de higienização constante do canil, entre outros problemas.

Um ponto crítico observado foi a falta de fornecimento e manutenção adequada de medicamentos, incluindo anestésicos, aos médicos veterinários. A fiscalização também revelou a apreensão de medicamentos vencidos. Além disso, constatou-se a ausência de cuidados médicos e alimentação aos animais pelo menos um dia na semana, especialmente aos domingos, quando não há cuidador no canil que atualmente abriga sete animais.

Diante das irregularidades, a 3ª Promotoria de Justiça de Manhuaçu informou que o Ministério Público seguirá com as investigações, baseando-se no cumprimento do TAC previamente acordado e em denúncias da sociedade. A ação de fiscalização foi conduzida com base em informações e diligências prévias realizadas pela Promotoria de Justiça e pelas forças policiais envolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM