O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou, nesta terça-feira (21), a Operação Apocalipse. O objetivo foi combater o tráfico de drogas, o comércio ilegal de armas de fogo e o crime de lavagem de dinheiro em João Monlevade (MG) e região. Com apoio da Polícia Militar, 20 mandados de prisão temporária e 38 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Também foi determinado o sequestro de bens e valores de 25 investigados.
A operação é uma ação conjunta do MPMG e da Polícia Militar, sendo resultado de investigações das duas instituições. Ambas identificaram organizações criminosas que distribuíam drogas em toda a região do médio Piracicaba.
De acordo com as informações, eram abastecidos dezenas de traficantes locais em Bela Vista de Minas, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo. A lavagem do dinheiro advindo do tráfico era feito com a aquisição de veículos e imóveis e na operacionalização de empreendimentos comerciais.
Além disso, a investigação permitiu identificar ainda o envolvimento de traficantes na prática de homicídios e no comércio ilegal de armas na região e a participação de presos que estão no Complexo Penitenciário de Ponte Nova.
De acordo com a polícia, os militares apreenderam 31 munições, 20 celulares, 17 veículos, 3 buchas de maconha, 3 porções de cocaína, 65 pedras de crack, R$ 9.162 em dinheiro, R$ 81.000 em cheques, pássaros da fauna silvestre, um carregador de pistola, 4 balanças, 3 gravadores digitais de vídeos (DVRS) e 5 máquinas de cartões utilizadas para a venda de entorpecentes.
No total, a operação contou com a participação de 120 militares e mais de 20 viaturas.
