Evento itinerante reúne empresários, profissionais e estudantes para fortalecer o setor na região
GOVERNADOR VALADARES – Imagine o impossível. A partir de uma planta baixa — representação em 2D dos ambientes de um imóvel, mostrando como eles se interligam —, ser capaz de desenhar na mente as estruturas que se transformarão em uma casa. Olhar para um lote vazio e enxergar o futuro. O setor da construção civil se movimenta nessa direção, em busca de inovação, sustentabilidade e tecnologia.
Em Governador Valadares, empresas do setor, profissionais da engenharia e estudantes estão reunidos para discutir o presente e o futuro da construção civil durante a edição 2025 da Minascon, que acontece nesta quinta (15) e sexta-feira (16), no SEST SENAT.
Inovação e tecnologia
Para demonstrar aquilo que ainda não está concreto, a empresa da arquiteta Ennayra de Freitas aposta em uma metodologia que alia estratégia e realidade virtual. No estande, com o suporte de um óculos, o visitante pode se sentir dentro do projeto da casa.
“As expectativas são muito grandes, nós estamos esperando em torno de dois mil visitantes aqui nos dois dias de evento. E vai ser muito bom poder mostrar aos interessados pela construção civil um pouco das inovações, das ideias que nós estamos tendo para esse novo setor, para essa nova temporada da construção civil. Para isso nós trouxemos para a feira a questão da realidade virtual, fazendo disso novas metodologias construtivas”, afirma Ennayra.
Ela explica que a proposta é promover uma imersão ainda antes do início da obra. “Então, os nossos clientes hoje, eles já recebem um tour virtual do seu projeto. Ele consegue ter acesso a esse projeto, antes mesmo dele estar pronto, para ele ter um gostinho ali do projeto, através do nosso óculos de realidade virtual. Então hoje a gente trabalha com essa metodologia, é algo que a gente está trazendo de novidade aqui para o nosso stand e também para a Minascon, além, claro, de sorteio de brindes, onde o visitante que vem aqui no nosso stand pode girar uma roleta e ter o sorteio de um brinde aqui das nossas empresas.”
A inovação também passa pelos materiais utilizados. O representante comercial, Caio Militão explica que a empresa onde ele trabalha trouxe para o evento uma proposta que pode causar estranhamento à primeira vista: estruturas de casas feitas com isopor. O produto, porém, promete agilidade, economia e resistência.
“Nós trouxemos para Minascom o painel monolítico da Isofort, que é o monopainel. É um sistema inovador que vai trazer agilidade e benefício para qualquer cliente. Hoje a gente procura o benefício térmico e acústico para levar isso para os nossos clientes, principalmente a região aqui de Valadares e todo o Leste de Minas. Por conta do calor, você vai levar um benefício maior na questão térmica para todos os nossos clientes. Velocidade e agilidade de obra, 30% mais rápido do que qualquer outro tipo de obra. Economia desde a fundação até a laje.”

Caio explica que o material apresenta vantagens importantes. “A isofort leva soluções em EPS, o famoso isopor, para todo o estado de Minas e outros estados também, então o monopainel também é utilizado o isopor com a grade de aço galvanizado e um material muito mais resistente, às vezes a pessoa tem um certo receio por ser atado de EPS, mas ele é mais resistente do que alvenaria convencional, é mais resistente do que um tijolo cerâmico, por exemplo. Os blocos são de 3 metros quadrados, então correspondem a 66 tijolos, então é mais rápido e mais prático também pela leveza da obra, quando o seu pedreiro for assentar uma parede ou uma coisa do tipo, ao invés de ter que assentar 66 tijolos ele vai assentar apenas um bloco.”
Minascon 2025 chega a Valadares para impulsionar a construção civil na região
Pela primeira vez em suas 22 edições, o Minascon — principal evento da construção civil em Minas Gerais — está sendo realizado em Governador Valadares. Segundo os organizadores do evento, a feira deve reunir mais de 3 mil pessoas, entre empresários, profissionais da engenharia, estudantes e representantes do poder público e da iniciativa privada.
A chegada do Minascon ao Leste de Minas marca uma nova etapa de expansão do evento, que busca fomentar a inovação, o conhecimento técnico e as conexões estratégicas em uma das regiões que mais crescem no estado. A programação inclui feira de expositores, salão de negócios e nove palestras técnicas, com participação gratuita.
O evento também serve como vitrine para as soluções e tecnologias que estão moldando o futuro da construção civil no estado, reunindo expositores e profissionais de ponta para troca de experiências e geração de negócios.
A escolha por tornar o Minascon itinerante foi uma mudança estratégica para ampliar o alcance e a participação das indústrias locais em todo o estado.
“A FIEMG sediava sempre o Minascon em Belo Horizonte. [Entretanto], por uma iniciativa do presidente da (FIEMG) Flavio, ele propôs fazer esse projeto itinerante que foi em várias cidades, em várias regionais de Minas Gerais e está culminado aqui em Governador Valadares com esse ciclo. Essa cidade é a décima no estado de Minas Gerais para essa 22ª edição”, Ivana Braga, presidente em exercício da FIEMG.

– FOTO: Igor França/ DRD
Para explicar a importância do evento e a estratégia itinerante da feira, o presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, Geraldo Linhares, comenta o percurso do Minascon em Minas Gerais e o objetivo de aproximar o setor das regiões:
“Minascon é um evento que reúne 32 sindicatos da cadeia produtiva e uma das metas dela é fazer a feira de forma itinerante e nós estamos cumprindo um ciclo, passando pela 10 regiões do estado fechando aqui agora o Vale do Rio Doce, aqui em Valadares. A importância da Minascon é grande, o movimento do setor da engenharia vai trazer um legado técnico. Além disso, a gente tem a feira tem um concurso interessantíssimo, o concurso da ponte de palito, que são com universitários.”
Geraldo ressalta o potencial econômico e o papel da cidade na realização do evento. “Eu acho que Valadares é uma cidade pujante, então a gente está cumprindo o nosso papel vindo pra cá.”
Fortalecimento do setor
Para Geraldo Linhares, o Minascon tem um papel fundamental no desenvolvimento dos jovens e profissionais do setor. “O jovem, ele vem pra cá pra entender que ele está estudando engenharia, ele vai entender como é o futuro dele dentro da engenharia. E o profissional formado, ele vem aqui pra acabar de adquirir alguns conhecimentos técnicos que vão ser repassados aqui, dessas palestras.”
Além disso, Geraldo destaca a dimensão do evento para o mercado de trabalho da construção civil, ressaltando sua relevância regional e estadual. “Isso é o marco para Governador Valadares, porque Minascon é a maior feira da indústria da construção civil em Minas Gerais. Esse evento movimenta toda a cadeia produtiva do setor. No Brasil são três milhões de empregos, em Minas Gerais são 300 mil empregos, no Governo do Valdar são três mil empregos.”
Um dos grandes atrativos do Minascon são os concursos voltados para estudantes, que estimulam a prática e o conhecimento técnico na área. Hermes Marcos Vasconcelos Soares, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Governador Valadares, detalha o concurso de pontes.
“Nós vamos ter aqui o concurso de pontes, uma coisa maravilhosa, onde os alunos ficam dois dias construindo pontes de palito e no último dia é colocada uma carga, aquela ponte que resistir mais, essa dupla para ganhar 5.000 reais de prêmio. E teremos também dois dias de concurso aqui na área da arquitetura, virão alunos até de fora para poder fazer parte desse concurso e vão ficar aí dois dias fazendo projetos administrados pela CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo.”

Aproximar o setor do interior do estado
A escolha de Governador Valadares para sediar o Minascon reforça o crescimento da construção civil na cidade e seu impacto na economia local. Dados recentes mostram que o setor foi responsável por quase metade dos empregos formais criados na cidade em 2024, evidenciando sua força regional.
A solenidade de lançamento do Minascon contou com a presença do presidente da FIEMG Regional, Marcos Lopes, que falou sobre a importância de descentralizar o evento para o interior do estado, aproximando-o das indústrias locais.
“O Minascon é um projeto da Fiemg que é um grande sucesso. Então, esse projeto era na capital e o nosso presidente resolveu trazer para o interior, justamente para facilitar a participação das indústrias, ficar mais próximo das indústrias.”
Ele reforça o impacto positivo dessa mudança para empresários e o setor em geral: “É o que está acontecendo em Valadares. Isso tudo com o objetivo de trazer novidades, modernidade para o empresário, para o industriário e para o setor. Isso é muito importante, né? Trazer desenvolvimento e conhecimento para o nosso empresário.”
Comments 1
Tem como seguir esse evento em redes sociais?