Minas Gerais confirma 147 casos de Influenza A/H3N2

Vale do Aço, Oeste, Jequitinhonha, Leste do Sul Norte e Nordeste detectaram a presença do vírus em uma ou três amostras cada

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais tem 147 casos confirmados do vírus Influenza A/H3N2. A presença do vírus foi detectada por análises clínicas realizadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e, até o momento, não há mortes relacionadas ao vírus no estado. 

“A detecção até o momento foi apenas do subtipo A/H3N2 e nenhum outro subtipo de influenza foi identificado em 2021 no Estado”, explicou a SES, informando ainda que as amostras clínicas detectadas são de pacientes de 48 cidades mineiras, além de uma do Rio de Janeiro, uma da Bahia e outra de São Paulo.

O número de casos segue concentrado nas Regiões Central (66 casos), Sudeste (39), Sul (17) e Leste (5). 

As macrorregiões de Saúde do Vale do Aço, Oeste, Jequitinhonha, Leste do Sul Norte e Nordeste detectaram a presença do vírus em uma ou três amostras cada, e demais macrorregiões não tiveram a detecção de nenhum vírus da influenza este ano. Segundo a SES, em 2020 a Funed detectou 489 amostras clínicas para o vírus influenza e registrou 21 óbitos associados a influenza de todos os subtipos e não apenas do A/H3N2.

Neste ano, Minas Gerais ampliou a Vigilância Sentinela da Síndrome Gripal com a implantação de Unidades Sentinelas (US) que representam a Saúde de todas as regiões do estado.

Os cuidados necessários para a prevenção da contaminação por Influenza A/H3N2, a SES/MG são os mesmos adotados na prevenção da Covid-19 como: higienização das mãos, utilizar máscara, respeitar o distanciamento (principalmente em caso de sintomas de gripe), evitar aglomerações e também ambientes fechados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM