Mais de 1.300 pessoas participam do 1º Seminário Municipal para Pessoa com Deficiência

Nessa terça-feira (8) aconteceu o 1º Seminário Municipal para Pessoa com Deficiência, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura. Mais de 1.300 inscritos acompanharam as palestras que abordaram avanços e desafios na política pública de saúde para pessoa com deficiência, a participação no controle social do SUS e o preconceito como barreira a ser superada. O evento ocorrreu no auditório da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale).

Estavam presentes autoridades municipais, representantes de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Saúde, profissionais da saúde e educação, associações de pessoas com deficiência e comunidade em geral.

O prefeito André Merlo (sem partido) avaliou que garantir a acessibilidade a pessoa com deficiência ainda configura como um dos principais desafios no mundo, presente também na realidade local. “Garantir a acessibilidade no município é assegurar o respeito e promover a inclusão das pessoas com deficiência, estamos trabalhando para isso”, disse. E citou entre os avanços, melhorias nas estruturas da Praça de Esportes, o Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craedi) como um destaque, e o programa Equovila – programa de equoterapia – em funcionamento e totalmente custeado pelo SUS.

O coordenador geral do Seminário e secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde, Wantuir de Oliveira Soyer Junior, informou que o objetivo do evento foi promover uma maior integração entre as pessoas com deficiência e a comunidade em geral. Além disso, destacou a acessibilidade como o maior dos desafios da atualidade. “Temos que ter consciência coletiva e empatia para compreendermos a necessidade das pessoas com deficiência e atuarmos na revisão dos padrões estabelecidos para a superação das barreiras”, disse.

Participação da comunidade

“Esta é uma oportunidade para que as pessoas tenham conhecimento acerca da realidade das pessoas com deficiência, suas conquistas e demandas. Superar o preconceito e estabelecer novos paradigmas em relação ao espaço no mercado de trabalho e à participação no esporte, à acessibilidade nos espaços físicos e a áreas de lazer e cultura, por exemplo, é primordial e urgente”, disse Domingos Jorge Moreira, cadeirante.

Para a diretora da Escola Municipal Prefeito Ronaldo Perim, Maria Calil, o seminário será um divisor de águas. “Atualmente temos 846 alunos, destes 58 são assistidos com algum tipo de deficiência física ou intelectual, desde a paralisia cerebral a algum distúrbio como Transtorno de Déficit de Atenção ou autismo, e precisamos vencer as barreiras construindo conhecimento sobre o assunto, haja vista o aumento da demanda de crianças com deficiência”, afirmou.

Informações: Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM