Livro “Presente de Deus” será lançado em julho em Valadares

A história de uma mãe que não mediu esforços para mudar o diagnóstico de câncer maligno do filho de 11 meses, através da fé

O livro não é uma ficção e sim uma história real, de superação de Rebeca Araújo Sathler, casada com Gustavo Sathler, mãe da Manuela, de seis anos, e de Teodoro, hoje com um ano e oito meses.

O drama dessa família feliz começou em agosto de 2020, quando descobriu que Teo (como é carinhosamente chamado por todos) tinha um caroço na nuca, o qual foi retirado e diagnosticado como uma neoplasia maligna, através do resultado de uma biópsia. Na época, Teo tinha 11 meses.

De acordo com a mãe de Teo, foi preciso fazer um exame chamado de imunohistoquímica, para melhor classificação da neoplasia, e assim traçar o tipo de tratamento e onde seria feito, se aqui em Valadares ou em outro estado.

“Não tivemos nem mesmo uma chance de esperar por um resultado de que aquela neoplasia fosse benigna, devido aos indicadores presentes no resultado da biópsia. O melhor que poderíamos esperar era por uma doença que respondesse bem aos tratamentos já existentes e que isso seria em torno de um ano e meio”, conta a mãe de Teo.

Segundo Rebeca, eles estavam arrasados, porque ela já tinha um irmão que na época estava fazendo um tratamento oncológico. “Quando descobrimos isso em nosso filho, meu irmão Paulo Lannes, de 29 anos, estava em tratamento oncológico havia dois anos. Pelo fato de ter um irmão com câncer e ainda sendo uma metástase, as chances em nosso bebê existiam de também já ter metástase. Então, nós o submetemos a uma série de exames chamados de estadiamento, para saber se algum outro órgão seu havia sido atingido pela doença.”

Rebeca conta que foram dias difíceis. A família acompanhava Paulo em sua jornada – já que ele também teve que passar pelos mesmos exames -, e ter que passar com Teo era duro e sofrido, por já saberem como é era o trajeto.

“Com o resultado de alguns exames, graças a Deus todos os órgãos dele estavam preservados e também todos os exames de sangue estavam normais. A doença era primária. Precisávamos aguardar o resultado do exame de imunohistoquímica, que havia ido para São Paulo, para darmos início ao tratamento a que ele teria de ser submetido. Foi aí que nós, nossos familiares e alguns amigos se dispuseram a orar e a clamar a Deus por socorro e livramento.”

A mãe de Teo conta que, através das orações, começou a colher os frutos. O exame dele se mostrou complexo, precisou ser avaliado por mais pessoas, foi parar em outro laboratório também no estado de São Paulo e depois foi enviado aos Estados Unidos, e, em conjunto, os médicos de Valadares e de lá emitiram um laudo que dizia “natureza benigna”.

“Os exames se mostraram complexos, pois reagiam a alguns marcadores malignos, mas não em todos. Em um desses laboratórios nos disseram nunca terem recebido um exame de alta complexidade como o dele. Foram laboratórios de referência, com médicos renomados e um Deus que lutou pelo nosso filho.”

Diante dessa experiência, nasceu o livro “Presente de Deus”, no qual a mãe e escritora compartilha com mais detalhes tudo o que viveu.

O livro “Presente de Deus”, escrito por Rebeca, conta o milagre na vida de Teo e terá todo o lucro doado para pacientes oncológicos da cidade

“No término do livro Deus chamou para si o meu irmão, e diante de tudo que vivemos e experimentamos podemos afirmar: o Senhor é bom e não nos abandona. Experimentamos uma cura na terra e uma cura no céu, para a glória de Deus.”

O irmão de Rebeca morreu no dia 22 de maio, dias antes de ela mandar o livro para a gráfica, podendo fazer algumas mudanças a tempo de homenagear o irmão. No início do livro, ela afirma que Deus nos livra de batalhas e também nos livra em batalhas. A família experimentou isso durante a caminhada de dois anos e nove meses com o irmão.

“Quando a diagramação deste livro chegava ao fim, Deus levou o Paulo, que hoje vive, encontra-se curado, como ele disse uma vez: ‘A morte para alguns gera morte, para os salvos em Jesus gera vida’. Ele morreu uma vez para viver eternamente. Pudemos experimentar duas coisas: a cura para a glória de Deus na terra e a cura para a glória de Deus no céu. Dedico este livro à memória do meu irmão Paulo Lannes e à minha família, que lutaram bravamente contra um tipo de câncer raro, sem murmurar, e também a todos que estão ou estiveram em luta semelhante contra o câncer.

O mês de julho foi o mês escolhido por Rebeca para o lançamento do livro, mas a data certa e o local ainda não foram decididos. Todo o lucro das vendas será revertido para ajudar pessoas em tratamento oncológico em Valadares.

Paulo Lannes com o sobrinho Teodoro Sathler pouco tempo antes da sua morte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM