Líder de organização criminosa que atua em Valadares é preso no RJ

Líder de organização criminosa que atua em Valadares é presos no RJ
FOTO: Divulgação/ Polícia Federal

GOVERNADOR VALADARES – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Governador Valadares (FICCO GVS), coordenada pela Polícia Federal, em colaboração com a Polícia Civil, Militar e Penal, realizou uma operação na cidade de Sepetiba (RJ). O objetivo era capturar os dois últimos foragidos da Operação Ataúde 2, que possuíam mandados de prisão em aberto.

Nesta segunda-feira (5), dois homens e uma mulher, que faziam parte de uma organização criminosa de tráfico de drogas de Minas Gerais, foram presos durante a operação. As prisões ocorreram em Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, os agentes localizaram o grupo após um trabalho de inteligência e cruzamento de informações com a Polícia Federal e com a Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo as investigações, os três presos são responsáveis por gerenciar e executar ordens do líder da organização. Segundo a investigação, o grupo abastecia traficantes da região de Governador Valadares. Eles chegavam a usar carros funerários e caixões para transportar drogas e despistar autoridades.

De acordo com a PF, a organização criminosa trouxe quase 150 kg de substância entorpecente para cidades mineiras em 2020, 2022 e 2023 – FOTO: Polícia Federal

Sobre o crime organizado

Os foragidos foram encontrados na residência de um homem, também procurado, que ocupa o segundo posto na hierarquia de uma facção criminosa. Ele mantinha estreitos laços com o mesmo grupo criminoso e era procurado desde 2021, quando não retornou de uma saída temporária. As condenações e prisões estão relacionadas a crimes contra a vida e tráfico de drogas.

Esse homem é apontado como o responsável pelo “toque de recolher” imposto no bairro Santa Helena, em Valadares, no último dia 15 de janeiro. A polícia acredita que ele entrou em contato telefônico com os comerciantes e enviou diversas mensagens por diferentes aplicativos, gerando temor entre os moradores da região. A mulher e o terceiro detido, respectivamente irmã e cunhado do líder do tráfico de drogas, negociavam e direcionavam os entorpecentes e a lavagem de dinheiro.

Sobre a operação 

A Operação Ataúde teve como objetivo desarticular associações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas em Governador Valadares/MG. Essa ação reforça o compromisso das forças policiais em combater o crime organizado de forma integrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM