Com lotação de leitos sob controle, Ipatinga adia hospital de campanha

Município tem nove pacientes internados em leitos de UTI com suspeita de Covid-19, mas estrutura ainda atende a demanda

A administração de Ipatinga decidiu adiar a implantação do Centro de Internação e Tratamento de Pacientes por coronavírus. Os novos leitos deveriam funcionar na Escola Estadual Canuta Rosa, no bairro Cidade Nobre. De acordo com as informações anteriormente divulgadas pela prefeitura, a implantação estava prevista para o fim do mês de abril.

O anúncio do adiamento foi feito na tarde de quinta-feira (23). De acordo com a prefeitura, a razão é a demanda ainda insuficiente para o equipamento. Isso porque, pelas orientações do Estado, para efetivar a construção de um hospital de campanha, o município precisa ter esgotado a capacidade de leitos nas unidades hospitalares de uso regular.

Contudo, a administração municipal afirma que se mantém precavida em relação a um possível aumento de casos e à necessidade do uso emergencial de leitos. “Não vamos parar com tudo. A escola Canuta Rosa continuará sendo um ponto de apoio. Até porque, ela está próxima do Hospital Municipal e também do Samu. Estamos preparados para, de imediato, instalar os 40 leitos, caso haja necessidade”, afirmou Nardyello Rocha, prefeito de Ipatinga.

leitos em ipatinga

Reunião de alinhamento sobre necessidade de leitos

Na última segunda-feira (20), representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Márcio Cunha e Gerência Regional de Saúde realizaram uma reunião de alinhamento das ações do plano de contingência para a microrregião de saúde de Ipatinga, que inclui, além da própria cidade, mais 13 municípios.

No encontro ficou definido que uma das premissas para abertura do hospital de campanha seria a ocupação total dos leitos existentes.

“Estamos trabalhando com equilíbrio, prezando pela vida e pela responsabilidade na utilização dos recursos públicos. Lembrando que não foi empenhado nenhum valor para montagem de estrutura do hospital e, então, não há desperdício de dinheiro público”, esclareceu a secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias.

Nível de ocupação dos leitos

A Secretaria de Saúde de Ipatinga informou que, até quinta-feira (23), o Hospital Municipal Eliane Martins apresentava um índice de 71% na ocupação geral dos leitos, em decorrência de diversas doenças. No HMEM, há 16 leitos específicos para Covid-19, sendo sete em UTI. De três pacientes internados no hospital por suspeita de coronavírus, um se encontrava na UTI.

Já no Hospital Márcio Cunha, a ocupação por diversos tipos de enfermidades era de 62%, na quinta. Do total de leitos, 39 são reservados para casos de Covid-19. Ainda, de 14 pessoas internadas com suspeita da doença, oito encontravam-se na UTI.

De acordo com a secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias, “mesmo não abrindo neste momento o hospital de campanha, o município não ficará desassistido. O Estado, por meio da Gerência Regional de Saúde, está desenvolvendo, em interação conosco, um plano de contingência regional, para podermos ampliar a capacidade de leitos dentro dos hospitais já existentes na cidade, isso com o máximo de segurança possível”.

Prevenção foi fundamental

Outra estratégia de contenção e combate ao novo coronavírus é a testagem dos pacientes suspeitos na cidade. “O Ministério da Saúde ampliou o quantitativo de aquisição de testes, justamente para planejar e repensar todas as ações de saúde pública”, informou a secretária.

A prefeitura ressaltou, também, a importância do trabalho preventivo que o município tem realizado desde o início da pandemia. “É importante destacar que acreditamos que não foi necessário abrir mais leitos até o momento devido às ações de conscientização e, também, devido à responsabilidade do Executivo e da população em relação às medidas de isolamento e distanciamento social”, reforçou o prefeito Nardyello Rocha.

(com informações da Prefeitura de Ipatinga)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM