Juizado de Menores de Valadares realiza fiscalização para evitar que adolescentes fiquem em situações de risco

Ações ocorreram na Praça dos Pioneiros e Praça da Bíblia, região central de Valadares

Uma ação conjunta que envolveu equipes do Juizado de Menores de Governador Valadares, com apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos municipais, foi realizada na noite de quinta-feira (12) na Praça dos Pioneiros e na Praça da Bíblia, região central de Valadares. Objetivo é manter a harmonia dos locais e combater o mau uso do espaço público, além de coibir situações de risco para adolescentes. A ação será continua e acontecerá novamente na semana que vem.

Segundo o coordenador do Juizado de Menores de Governador Valadares, Rodrigo de Oliveira, a instituição tem recebido denúncias de adolescentes que fazem uso de bebida alcoólica e cigarros, desacompanhados dos responsáveis legais, além da ocorrência de alguns delitos nas duas praças.

“Essa é uma operação conjunta do pessoal do Juizado de Menores, bombeiros, fiscalização tributária, fiscalização sanitária, fiscalização de posturas e Polícia Militar. A gente tem recebido denúncias da existência de vários adolescentes fazendo uso de bebidas alcoólicas, cigarro e desacompanhados dos pais, dentre outras situações de risco para eles. Alguns adolescentes, na semana passada, foram encaminhados aos pais ou responsáveis legais, e teve até uma prisão de adulto que forneceu bebida alcoólica para um menor de idade, crime com base no artigo 243 do ECA. Outra ocorrência da semana passada foi a questão do uso de documento falso por parte de um adolescente. Quando abordado em uma mesa ingerindo bebida alcoólica, ele apresentou documento falso. Após verificar e confirmar ser mesmo um menor de idade, houve um registro de boletim de ocorrência e ele responderá por ato infracional análogo ao uso de documento falso”, disse o coordenador.

Rodrigo indica que esse tipo de ação será intensificada todas as quintas-feiras, por ter um movimento maior no local. Ele ressalta que algumas situações que acontecem nas duas praças são fatores complicadores para o Juizado de Menores, como a aglomeração, a falta de respeito aos protocolos de segurança contra a covid, eventos de música inapropriada para menores de 18 anos e consumo de bebida alcoólica por parte de muitos desses adolescentes.

“Vamos intensificar essa operação toda quinta-feira para garantir a segurança. Entraremos em contato com os pais ou responsáveis por esses menores de 18 anos para saber se têm ciência de onde eles estão andando e o que estão fazendo. Tem também as questões de brigas, desordem e depredação que colocam as crianças e adolescentes em situação de risco aqui na praça, que é utilizada para um bem comum”, ressaltou.

O tenente Otávio, da Polícia Militar, reforça a importância desse tipo de ação, que já está acontecendo há algumas quintas-feiras. “Essa operação visa prevenir ações delituosas e ações civis de mau comportamento. Nesse novo retorno da sociedade aos hábitos anteriores, os espaços públicos estão voltando a ser ocupados. Conforme vêm acontecendo as flexibilizações, as pessoas estão retornando a esses espaços públicos, mas às vezes acontece de maneira desordenada e desorganizada. A gente vem aqui para promover a harmonia, mas tem gente que faz mau uso do lugar com muita desordem, constrangendo outras pessoas e praticando pequenos delitos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM