Ipatinga detalha etapas de implantação da Guarda Municipal

A previsão é que a Guarda Municipal de Ipatinga comece a operar até outubro deste ano. A criação do organismo de segurança pública foi oficializada no ano passado, após a aprovação em plenário do Projeto de Lei nº 93/2021.

Na última quinta-feira (24) a administração municipal enviou representantes da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon)  ao plenário do Legislativo, para uma reunião com os vereadores sobre a Guarda Municipal.

O órgão será integrante do Poder Executivo e vinculado à Sescon, e terá como finalidade o patrulhamento ostensivo, preventivo e garantir proteção à população e ao patrimônio do município. Além de apoiar as polícias Civil e Militar e demais forças de segurança.

“Estamos concretizando um sonho que no transcurso de vários governos era somente discutido no papel, sem passar disso. Em nossa gestão, colocamos as mãos na massa, nos empenhamos em fazer com que este sonho se tornasse realidade. A Guarda Civil Municipal de Ipatinga está a um passo de ser realidade. É um legado que entrará para a história da cidade. Somos hoje a 10ª maior cidade e a 8ª economia do Estado. Teremos agora, como troféu, o fato de nos transformarmos na primeira cidade do Colar Metropolitano a implantar a Guarda Municipal, ficando longe de ser uma cidade vista com altos índices de violência”, disse o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL).

Concurso

O concurso para os primeiros 100 agentes da Guarda Municipal será aberto em abril, sendo 90 vagas para homens e dez para mulheres. Ao todo serão 200 vagas. As primeiras 100 serão chamadas pelo Diário Oficial do município e as outras 100 vagas preenchidas após a adaptação da primeira turma.

Para participar do concurso é preciso ter ensino médio completo, habilitação categoria AB e idade entre 18 e 45 anos. Terá teste físico, exames de saúde, psicológico, toxicológico e prova objetiva de conhecimentos gerais. Consta também na seleção a prova de títulos e investigação social.

“Instituir a Guarda Municipal em Ipatinga contribui significativamente para a contenção e diminuição dos índices de criminalidade de um modo geral. Todos os agentes serão previamente capacitados, submetendo-se a preparação e avaliação em curso próprio, para que a atuação represente, efetivamente, mais proteção e bem-estar para a sociedade”, disse o secretário da pasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM