Iniciativa privada e poder público discutem estratégias para o turismo em Valadares

Se alguém peguntar para você qual é o principal ponto turístico de Governador Valadares, sem dúvida alguma poderia falar, com tranquilidade, que é o pico da Ibituruna. A pedra com mais de mil metros de altura se destaca no meio da paisagem da cidade e cada vez mais se torna uma grande ponto de visitação, não só dos valadarenses, mas de turistas de várias partes do Brasil e do mundo.

A possibilidade de a cidade entrar na rota de turismo e ser referência no leste de Minas começa a partir da Ibituruna, e vai muito além do que se pode imaginar. Pelo menos é isso que profissionais do setor do turismo da cidade, em conjunto com a Prefeitura de Governador Valadares, buscaram mostrar durante o Seminário Integrado de Turismo, que aconteceu nesta quinta-feira (24), na cidade.

O evento serviu para discutir a realidade e os desafios de transformar Valadares em um local mais atrativo a quem deseja conhecer a cidade e passar uns dias por aqui. O assunto em destaque foi a necessidade da iniciativa privada, junto ao poder público, de fomentar ações e projetos capazes de atrair eventos que mobilizem todo o setor de turismo da cidade.

“O Seminário Integrado de Turismo tem intenção de unir os prestadores de serviço [do turismo], dentro dos direcionamentos estratégicos da Prefeitura de Governador Valadares, para que a gente possa explorar todo o potencial turístico do município. E Valadares tem esse potencial. A gente só precisa organizar melhor junto com a iniciativa privada”, disse o secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo.

1º Seminário Integrado de Turismo reúne profissionais do setor para discutir estratégias para Governador Valadares (Crédito: Igor França/ Diário do Rio Doce)

A importância da capacitação dos profissionais que estão diretamente ligados ao setor de turismo também entrou em pauta. O analista do Sebrae, Ramon Gonçalves, destacou algumas ações que foram firmadas durante o seminário em parceria com a Prefeitura, para desenvolver formações e consultorias aos profissionais do turismo da cidade. A ideia é que, a partir de maio de 2022, oficinas, cursos, dentre outras atividades e serviços, já comecem a ser realizadas pelo Sebrae.    

 “Valadares tem um imenso potencial, que já é realidade em várias ocasiões, e nichos de eventos que acontecem aqui. Então, o intuito é trabalhar aquilo que é potencial para o produto turístico de fato. Nosso engajamento enquanto instituição de apoio é prover as condições para que as empresas, de fato, ofereçam esses produtos no mercado”, disse Ramon Gonçalves.

A parceria do Sebrae com a Prefeitura também irá contemplar outras ações focadas no desenvolvimento do setor no município, como o mapeamento e a roteirização do turismo rural, a exemplo da cachoeira do Véu das Noivas, em Santo Antônio do Porto, e um projeto de sinalização turística do município, indicando a localização desses pontos de forma mais prática.

Todo esse movimento de inciativa privada e poder público tem também um forte apelo a investimentos econômicos que podem impactar no crescimento da cidade de formas direta e indireta. O setor de turismo abarca segmentos diversificados, que exigem mão de obra qualificada e uma estrutura desenvolvida para atender os turistas, como hotelaria, agências de turismo, bares e restaurantes. O investimento em turismo, ao mesmo tempo que possibilita ao Município uma forma de variar a economia local, exige também um processo de adaptação da prestação de serviço.

“O que eu acho desafiador no desenvolvimento do turismo é possibilitar que o cliente, ou seja, o turista, vivencie de fato a experiência, porque a distância entre a imagem e o cenário pode ser enorme. Quando eu acesso um site de determinada pousada, de determinado estabelecimento, e vejo o que tá lá, imediatamente crio uma expectativa. E se essa expectativa for daquelas que me fazem comprar o que eu vi ali, e, em muitos casos, me deslocar até lá, e quando eu chego, o cenário que eu encontro não tem nada a ver com a imagem, imagina a frustração que dá [ao turista]?”, explicou o gerente regional do Sebrae Vale do Aço, Fabrício César Fernandes.  

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