[the_ad id="288653"]

Infraero assumirá gestão integral do aeroporto de Valadares a partir desta terça

Infraero assumirá gestão integral do Aeroporto de Valadares a partir de terça
FOTO: Reprodução/ Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – O Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares, passa a ser administrado pela Infraero nesta terça-feira (12). Dessa forma, a cerimônia de entrega da gestão acontece às 14h30, no Auditório Luiz Franco (5º andar da Prefeitura). 

O evento contará com a presença do Diretor de Administração da Infraero, Aparecido Luiz da Silva, e de autoridades locais. Além da entrega da gestão, serão apresentados detalhes sobre a nova administração e o planejamento das obras de ampliação do aeroporto. 

Nos últimos anos, a Prefeitura de Valadares era a responsável pela gestão do aeroporto, porém, a Administração Municipal chegou no entendimento que não tinha expertise e recursos para cuidar do empreendimento e aceitou a proposta do Ministério de Portos e Aeroportos para retomar a gestão. 

Em dezembro de 2023, o Ministério de Portos e Aeroportos comunicou o início do processo de transferência da gestão do Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares, segundo a publicação da Portaria nº 546, no Diário Oficial da União. 

Na época, o Ministério informou que a transição operacional do aeroporto, do Governo Municipal para a Infraero, tinha um prazo para conclusão de até 120 dias. Essa contagem começou a valer a partir da data de publicação da Portaria nº 458. Dessa forma, a Infraero representa o Ministério nos atos de transição operacional e extinção do convênio de delegação com a Prefeitura de Valadares. 

Trâmites do processo  

No mês de outubro, o ministro Sílvio Costa Filho (Republicanos) falou sobre a situação do Aeroporto Coronel Altino Machado em Governador Valadares. Assim, em um vídeo publicado nas redes sociais, Silvio Costa fala sobre a importância do aeroporto para o município. 

Em junho, o Ministério comunicou que estava dialogando com o Governo Municipal para iniciar o processo de transição da gestão do aeroporto. Na época, o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (União Brasil), destacou que o novo projeto de ampliação do aeroporto municipal tinha o orçamento estimado em R$ 65 milhões. Enquanto no mês de agosto, o projeto de reforma e ampliação foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Sobre as obras no aeroporto

As obras de ampliação e adaptação do Aeroporto Coronel Altino Machado tiveram início em dezembro de 2017. Contudo o projeto inicial tinha o orçamento de R$ 35 milhões e previsão de conclusão para dezembro de 2022. Atualmente, a obra se encontra em paralisação com apenas 25% da reforma concluída.

O Ministério de Portos e Aeroportos publicou o início do processo de transferência da gestão do Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares.
FOTO: Fred Seixas

Comments 8

  1. ROSELi Nunes Barcelar da Silva says:

    agora sai será? GV com porte que tem deveria ter avião até internacional

  2. Venicius says:

    Não consigo entender como um governo federal passa 4 anos e não consegue disponibilizar 35 ou que seja 60 milhões pra fazer essa obra. É muita falta de caráter pois foram aí com promessas e não cumpriram. Vamos aguardar esse novo governo se ele fará ou vai ficar só na promessa.

  3. Maria Aparecida Alves Batista says:

    Deveria mesmo é ter preços bom e opções pra viajar porque além dos valores serem muito alto se quiser ir de sao paulo a Valadares não tem opções sem conta que até o terminal rodoviária de Valadares é um lixo um calor de lasca e nem ar condicionado tem

  4. Borges says:

    É ano eleitoral, agora tudo acontece.

  5. Ney Alves says:

    Muito importante que está obra aconteça, só assim teremos uma oferta de mais vôos com outras companhias aéreas operando para outros destinos ( São Paulo/Rio/ Porto Seguro/ Salvador,etc…)
    Vamos aguardar…..

  6. “Que não comem o dinheiro com angu”, a esperança é a última a morrer.

  7. José Carlos says:

    Infelizmente, Gov. Valadares nos faz ( eu em particular e sempre) passar muita vergonha quando convidar supostos clientes estrangeiros ou de outros estados a vir a Gov Valadares para realizar reuniões de negócio. é uma manobra ridícula para explicar as condições de chegada até aqui. Infelizmente temos que largar todos as outras ocupações para ir para receber o suposto cliente em BH. Parte de cliente só se desloca até BH devido incomodo de horários e voos não diretos. Tomemos vergonha e passemos a olhar mais alto para nossa cidade.

  8. Osvaldo Couto says:

    Ano eleitoral é ano de sucesso, pelo menos nas promessas.
    Governador Valadares com a demanda de pessoas vindo principalmente dos Estados Unidos já deveria ter um Aeroporto com boa estrutura e Internacional.
    Vamos cruzar os dedinhos e aguardar. 🤞🏼🙏🏼

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM