Incluindo Valadares, Cimdoce adere ao consórcio para a compra de vacinas contra covid

Prefeitura manifestou intenção de adquirir 100 mil doses de vacinas, para agilizar a vacinação dos valadarenses 

A cada dia que passa mais municípios mineiros vêm aderindo ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, para a imunização da população contra a covid-19. A iniciativa começou a ser organizada há um mês, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a compra de vacinas diretamente pelos estados e municípios.

A compra de vacinas através do consórcio já tem a adesão de 2.600 prefeituras, incluindo municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce (Cimdoce). Governador Valadares é uma das cidades que aderiram ao consórcio.

O presidente do Cimdoce, o prefeito de Tarumirim, Marcílio de Paula Bonfim (DEM), disse ao DRD, por telefone, que aguarda a demanda de cada município para articular a quantidade de vacinas que precisam ser compradas.

“Preocupados com a lentidão desse programa do Governo Federal de Imunização, tomamos a frente em aderir ao consórcio de imediato. Já fizemos contatos com quatro laboratórios, e hoje estamos preparando a carta de adesão dos municípios, para saber a demanda de cada prefeitura; com base nisso, teremos o quantitativo de vacinas para a região Leste de Minas. Se conseguirmos imunizar um terço da população juntando com as outras vacinas que chegam do Governo Federal, vamos conseguir vacinar a população do estado até o fim do ano”, explicou.

Presidente da Cimdoce, o prefeito de Tarumirim, Marcílio Bonfim, acredita que a compra de vacinas vai agilizar o processo de imunização no estado

Marcílio revelou as cidades que desejam comprar as vacinas, por intermédio do Cimdoce. “Além de Tarumirim, já temos o sim da Prefeitura de Governador Valadares e estamos aguardando o pronunciamento de algumas cidades como Ipatinga, Caratinga ,Timóteo, Sobrália e Joanésia”, complementou Bonfim.

Em nota, a Prefeitura de Governador Valadares confirmou a intenção de adquirir doses de vacinas para agilizar a vacinação dos valadarenses.

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que faz parte do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce (CIMDOCE), e que apresentou uma carta para duas empresas manifestando a intenção de adquirir 100 mil doses de vacinas para agilizar a vacinação dos valadarenses. O Município aguarda agora a manifestação das empresas para seguir os trâmites para a compra das doses”

SECOM/PMGV

Há duas semanas, Alpercata, Alvarenga, Guanhães, Naque, Nova Era, Piedade de Caratinga, Sabinópolis e São Geraldo da Piedade já tinham demonstrado interesse em participar do consórcio de compra de vacinas.

Nesta semana, a Prefeitura de São Domingos das Dores busca, por meio de Consórcio, a compra de 5.000 doses de vacina contra a covid-19 para imunizar a população.

Uma das primeiras cidades a tomar a iniciativa de compra de vacinas foi Tarumirim, localizada no Vale do Rio Doce. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, João Eduardo, o município já está em contato com laboratórios para finalizar a compra de 10 mil doses.

“A gente já tinha esse interesse desde a aprovação da Coronavac em janeiro. Nosso prefeito foi o primeiro a correr atrás. Como ele é presidente do Cimdoce, começamos a procurar laboratórios credenciados para a compra das doses. Estamos formalizando a contemplação de 10 mil doses. Neste momento, a pasta aguarda o contato com os representantes dos laboratórios. Entre os laboratórios, duas vacinas estão na nossa lista de interesse, a Vacina russa Sputnik V e a AstraZeneca/Oxford”, afirmou.

De onde sairá o dinheiro para a compra de vacinas?

Segundo o consórcio, há três alternativas de financiamento para a compra das vacinas: repasses de verbas federais, inclusive decorrentes de emendas parlamentares, doações nacionais e internacionais e, eventualmente, recursos dos próprios municípios consorciados.

As ações para compra serão definidas pela assembleia geral e executadas pelo responsável direto pelo consórcio. A aquisição obedecerá às normas vigentes, de acordo com a decisão do STF, e aprovação da Anvisa.

Ainda não é possível estimar o valor, mas a compra obedecerá aos critérios definidos pelo STF e buscará ter ganhos extraordinários de escala, efetividade e vantajosidade para o poder público. Além disso, estará sujeita a todas as exigências de controle e transparência, como deve ser.

Mais informações sobre o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras podem ser obtidas no site da Frente Nacional de Prefeitos. No site é possível encontrar a lista com todas as cidades que aderiram ao programa.

Legenda face: Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce (Cimdoce) aderiu ao plano nacional de compra de vacinas contra a covid. Valadares é uma das cidades que vão participar das compras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM