Ibituruna tem mais de 200 espécies de pássaros

São 213 espécies de aves, sendo 15 delas naturais da mata atlântica

Muito já se ouviu falar de turismo de aventura, ecoturismo, mas você sabia que existe um tipo de turismo voltado para quem quer observar pássaros? O turismo ornitológico, orniturismo, birdwatching é o turismo feito com a intenção de observar as aves em seu habitat natural. De acordo com dados do Serviço Americano de Pesca e Vida Selvagem nos Estados Unidos, o birdwatching movimenta mais de US$ 40 bilhões por ano. No Brasil, o número de adeptos dessa prática também está crescendo. O Brasil é o segundo país no mundo com maior diversidade de aves, com 1.809 espécies, perdendo somente para a Colômbia, com 1.877.

Em Valadares foram catalogados só no pico da Ibituruna 213 espécies de aves, destas 15 endêmicas (só ocorrem no bioma mata atlântica) e cinco estão ameaçadas de extinção em diferentes status de conservação. Passeando por uma das cinco trilhas do pico você pode encontrar, entre outras espécies de aves atrativas: ÁGUIA CHILENA (ÁGUIA SERRANA), CORUJA MURUCUTU-DE-BARRIGA-AMARELA, PAPA-TAOCA-DO-SUL, FORMIGUEIRO-DA-SERRA, JANDAIA-TESTA-VERMELHA, PAPAGAIO-CHAUÁ. O levantamento teve seu início nos anos de 2008 pela Pousada Vale Silvestre Eco Park em parceria com a Biocapi Consultoria Ambiental, que vem ao longo dos anos buscando sempre manter atualizada a lista de espécies da fauna silvestre. Na época as informações foram usadas para criar trilhas e materiais ecoeducativos: figurinhas, jogos da memória, cartas, vídeos e livro sobre a fauna local. Algumas trilhas foram batizadas com os animais que passam por aquele percurso, como JACU E PREGUIÇA.

Hoje em dia não é necessário ser um especialista para fazer Turismo Ornitológico. Além da bibliografia especializada, você também encontra sites como o wikiaves.com e ebird.org, onde você acha informações sobre as espécies, os sons de cada uma, o mapa de onde encontrá-las e também tem chance de compartilhar suas próprias fotos, vídeos e áudios. Outra opção é fazer trilhas guiadas. Na Ibituruna você encontra trilhas autoguiadas na Casa do Papai Noel (que vão de lá até a Pousada da Serra), no Caminho das Nuvens e na Mata da Ibituruna – o próprio proprietário guia os visitantes. Já no Vale Silvestre Eco Park as trilhas são guiadas por monitores e sempre que há grupos de observadores de pássaros, estudantes e grupos especializados marcados com antecedência a bióloga Cláudia Aparecida Pimenta que faz todo o acompanhamento.

Para passarinhar é necessário disposição para andar, usar roupas leves, silenciar para ouvir os sons e, se possível, um binóculo para enxergar melhor as espécies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM