Hospital São Vicente de Paulo é reaberto para atender pacientes de pós-operatório do setor de ortopedia do Hospital Municipal

Inicialmente a capacidade de atendimento é de 100 pessoas ao dia e servirá para desafogar os atendimentos no Hospital Municipal

Na manhã desta segunda-feira (26), o Hospital São Vicente de Paulo foi reaberto para atender pacientes do pós-operatório do setor ambulatorial de ortopedia do Hospital Municipal, que devido a pandemia da covid-19 estavam sendo atendidos em uma tenda no pátio provisoriamente. De acordo com o coordenador da ortopedia do HM, o médico Alcides Lopes, 100 pacientes já podem ser atendidos diariamente no novo local.

Inicialmente, a Prefeitura de Valadares pretendia levar para o Hospital São Vicente de Paulo o setor de maternidade do Hospital Municipal, mas devido à questões estruturais e de equipamentos, decidiram transferir os atendimentos do setor de ortopedia. São quatro salas que estão sendo utilizadas, sendo três delas de ambulatório e uma de raio x. Em breve vão liberar mais salas no segundo andar.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, neste primeiro momento os atendimentos no São Vicente de Paulo serão para os pacientes do pós-operatório. “A princípio vamos fazer o atendimento do pós-operatório de ortopedia, aquele paciente que já operou e precisa ver se tá tudo bem. Infelizmente, o hospital ficou muito tempo fechado e sem luz, e a gente verificou que ainda existem alguns problemas. Por isso não foi viável trazer a maternidade. Como já tinha o processo de requisição de utilizar a estrutura do Hospital São Vicente de Paulo, nós trouxemos o setor de ortopedia do Hospital Municipal para cá. Além dos pacientes do pós-operatório, que já estão sendo atendidos, a ideia é reunir também os pacientes do pré-operatório para receber o tratamento que for preciso”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, e o prefeito André Merlo estiveram presentes na reabertura do Hospital São Vicente de Paulo (foto: Fábio Velame)

O prefeito André Merlo (PSDB) destacou que a requisição de usar a estrutura do Hospital São Vicente de Paulo é por tempo que for necessário. “Esta é mais uma ação nossa em relação ao combate a pandemia, pois abrimos muitos leitos de Uti Covid, além dos leitos de UTI geral, que passaram de 8 para 17. Como o giro dos leitos com a covid-19 é lento, precisaríamos de uma outra unidade para desafogar os atendimentos do Hospital Municipal. Aqui no Hospital São Vicente de Paulo, neste momento, não tem condição de fazer cirurgias, e vamos analisar esta possibilidade em um segundo momento. A requisição de uso é sem tempo. Por causa da urgência podemos ficar o tempo que for necessário. Posteriormente será feita uma análise e acertado com quem de direito for para usar o hospital que estava paralisado”.

O prefeito ainda ressalta as dificuldades de abrir leitos de UTI Covid no município dentro da situação atual. “Existe uma possibilidade de mais 10 leitos de UTI Covid no Hospital Nossa Senhora das Graças, mas por ser um hospital privado, não depende de nós, depende deles. O Governo do Estado está analisando junto com a nossa Secretaria de Saúde as possibilidades, mas abrir novos leitos neste momento, até por causa de recursos humanos, é impossível”.

Uma das salas utilizadas será para a realização de exames de raio X (foto: Fábio Velame)

O médico Alcides Lopes é o coordenador do setor de ortopedia do Hospital Municipal. Ele destaca que foi importante esta conquista de usar a estrutura do Hospital São Vicente de Paulo. “Devido a pandemia, o Hospital Municipal passa por um momento difícil, corredores lotados e tivemos que sair da Policlínica. A partir de hoje já conseguimos atender aqui no Hospital Vicente de Paulo aqueles pacientes do pós-operatório que eram atendidos em um espaço adaptado no pátio do Hospital Municipal. Aqui no Hospital São Vicente de Paulo, a perspectiva é que tenha mais espaço e conforto para os pacientes, pois tem salas de consultórios médicos, raio x, e futuramente vamos dispor das enfermarias para os pacientes do pré e pós-operatório. É uma conquista para o município fazer esta transferência para cá. Valadares já é uma referência no trauma-ortopedia com o Hospital Municipal, pois o primeiro atendimento é lá. Aqui no Hospital São Vicente de Paulo vamos iniciar o controle do pós-operatório com uma média de atendimento de 100 pessoas ao dia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM