[the_ad id="288653"]

Governo de Minas lança cadastro para mapear o hip-hop no estado

Governo de Minas lança cadastro para mapear o hip-hop no estado
FOTO: Secult / Divulgação

BELO HORIZONTE – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), lançou um cadastro para mapear o hip-hop no Estado. A iniciativa é realizada no ano em que a cultura hip-hop celebra 50 anos de seu nascimento nas periferias de Nova York, nos Estados Unidos, e quatro décadas do início do movimento no Brasil.

O objetivo do cadastro é reunir dados sobre a manifestação cultural, como sua história, seus principais representantes, seus espaços de atuação e seus desafios. As informações coletadas serão utilizadas para elaborar um dossiê de reconhecimento do hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.

“O hip-hop é uma expressão cultural extremamente importante para a história da cultura do Brasil e do mundo, sendo muito especial para Belo Horizonte e para Minas Gerais. Inserir o hip-hop dentro do programa Afromineiridade é uma decisão importante, cujo objetivo é torná-lo candidato a patrimônio histórico do estado de Minas Gerais. Esse foi o grande pedido que nós recebemos. Ao protegermos essa manifestação, também contribuímos para combater o racismo, a intolerância e outras mazelas que oportunamente só a arte pode fazer, integrando as pessoas”, pontua o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Para responder ao inventário do hip-hop é preciso acessar o site do Iepha (iepha.mg.gov.br), clicar na seção Afromineiridades, depois em Cadastros do Patrimônio Cultural – Afromineiridades. Feito isso, basta escolher a opção Cadastro de Identificação: Expressões das Culturas Populares e Tradicionais.

O cadastro está aberto a todos os interessados, sejam artistas, coletivos, agentes culturais ou pessoas que simplesmente apreciam a cultura hip-hop. O prazo para responder ao inventário é até o dia 31 de março de 2024.

O que é o hip-hop?

O hip-hop é uma cultura urbana que surgiu nas periferias dos Estados Unidos, na década de 1970. É composta por quatro elementos principais: DJing (manipulação de discos), MCing (rimas), breakdance (dança) e grafite (arte urbana).

No Brasil, o hip-hop chegou na década de 1980 e rapidamente se espalhou por todo o país. Hoje, é uma das culturas mais populares do Brasil, com milhões de adeptos.

O hip-hop é uma cultura que valoriza a criatividade, a expressão individual e a resistência. É uma forma de expressão de pessoas que muitas vezes são marginalizadas pela sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM