Governo de Minas alinha retomada das obras de seis hospitais regionais

Segundo o governo, as unidades localizadas nos municípios de Governador Valadares Divinópolis, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Sete Lagoas e Conselheiro Lafaiete serão concluídas

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, alinhou com prefeitos e autoridades locais a retomada das obras dos hospitais regionais de Divinópolis, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete e Governador Valadares.

As construções serão concluídas com a estadualização dos terrenos, atualmente de posse dos municípios. Os recursos necessários para obras e equipamentos de cinco desses hospitais, no total de R$ 985.935.049,39, virão do Termo de Medidas de Reparação de Brumadinho. Outros R$ 129 milhões, destinados à unidade de Governador Valadares, virão de um acordo com a Fundação Renova.

Governador Valadares

No dia 27 de setembro, o secretário de Estado de Saúde esteve em Governador Valadares, onde participou da inauguração de leitos para recém-nascidos no Hospital Municipal e discutiu a retomada das obras do Hospital Regional, também localizado no município. Coube ao secretário-adjunto, André dos Anjos, apresentar o processo de término da obra e apontar algumas perspectivas de funcionamento para os alinhamentos devidos sobre essa iniciativa do Governo do Estado. “Essa discussão será integrada junto aos gestores do território para que se defina uma vocação que de fato gere impacto assistencial para os usuários do Leste mineiro”, destacou.

Obras do Hospital Regional estavam paralisadas desde o ano de 2016

Teófilo Otoni

Já no dia 28 de setembro, Baccheretti, acompanhado de outros representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), esteve em Teófilo Otoni, onde falou sobre a obra para secretários de Saúde de alguns municípios pertencentes à área de abrangência da macrorregião de saúde Nordeste. “Sabemos o quanto o Hospital Regional de Teófilo Otoni ajudará a suprir o imenso vazio assistencial na região. Por isso, temos nos esforçado tanto. Esperamos voltar logo, já com essa obra reiniciada, e que essa discussão tão importante dentro da rede seja intensa e a gente consiga deixar um legado importantíssimo com a ajuda de todos vocês”, afirmou o secretário.

Obras do Hospital de Teófilo Otoni. Foto: Divulgação

Dois dias antes, Baccheretti e o secretário-adjunto, André dos Anjos, visitaram Sete Lagoas para conhecer a estrutura já parcialmente construída na cidade, que foi iniciada em 2010 e paralisada em 2015. O hospital, que conta atualmente com 55% do projeto executado, vai oferecer 226 novos leitos à população da região assim que for concluído.

A visita a Conselheiro Lafaiete foi realizada em 22/9. No município, as obras do Hospital Regional foram iniciadas em 2010 e estão paradas desde 2012, com percentual de execução física de aproximadamente 44% e um projeto que contempla 97 leitos para internação e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Durante a reunião com autoridades locais, o secretário falou sobre o arranjo que permitiu a ampliação da rede hospitalar.

“Hoje teremos esse momento inicial, uma vez que o acordo com a Vale foi aprovado pela Assembleia, e o recurso está garantido para o Hospital Regional. Vamos falar sobre a expectativa do cronograma, esclarecer dúvidas e informar o passo a passo das obras. Será um hospital robusto, que virá para ajudar a resolver os problemas assistenciais e contribuir para a rede”, afirmou.

Termo de Reparação

O Termo de Medidas de Reparação visa restaurar integralmente os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que vitimou fatalmente 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM