Furtos de hidrômetros aumentam e SAAE orienta população; durante a reportagem, equipe descobriu furto ocorrido ainda hoje

O furto de hidrômetros é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e considerado atentado contra o patrimônio. As pessoas que praticam esse ato estão sujeitas à pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Mas apesar das penalidades informadas, o problema segue causando prejuízos a uma grande parcela dos valadarenses desde o ano passado.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), este ano o município já registrou 1.343 ocorrências de furto de hidrômetros. O número indica um aumento de 34% dos registros em comparação a todo o ano passado, que finalizou com 1.003 ocorrências. Somente no último fim de semana, Valadares registrou diversos furtos na região central da cidade, como os bairros Lourdes e Esplanada.

Uma das ocorrências mais recentes aconteceu nesta semana, na segunda-feira (3). Câmeras de segurança flagraram o exato momento em que um homem furta o hidrômetro de um escritório de contabilidade, na rua Benjamim Constant, no Centro.

Furto de hidrômetros: câmeras de segurança flagram crime no centro de Valadares. | Comando Geral

A Polícia Militar ainda não localizou o suspeito do furto.

Coincidência?

Diante dos últimos acontecimentos, a equipe do DRD foi até o SAAE, na manhã desta quinta-feira (6), em busca de mais informações sobre os números relatados, bem como orientações à população que permanece vulnerável a esse tipo de crime. Contudo ao adentrar na rua Quintino Bocaiúva (mesma rua do SAAE), por volta das 8h, a equipe avistou um servidor fazendo reparos no hidrômetro de uma residência.

Ao lado dele estava o Sr. Sebastião Trancoso, indignado. Segundo o aposentado, o furto ocorreu na madrugada de hoje (6), por volta de 2h.

“A minha irmã ouviu um barulho, um estrondo aqui fora, e disse: ‘Vamos sair para ver quem é’. Só depois que ficou calmo ela saiu. Só que quando ela chegou aqui, a água já estava jorrando para tudo quanto é lado. Ela me chamou e a gente deu falta do hidrômetro, que o ladrão já tinha levado. O que nós fizemos foi colocar um cano para jogar a água para fora, porque estava vazando tudo para dentro do quintal. E agora de manhã nós chamamos o pessoal do SAAE. Agora, se tem alguém roubando, é porque tem alguém comprando”, indagou o morador.

Furto a hidrômetros: Sr. Sebastião Trancoso foi surpreendido na madrugada desta quinta-feira (6). | DRD/TV Leste

Apoio da Segurança Pública

Aliás o SAAE ressalta que, tão grave quanto o crime de furto do equipamento é a receptação. “Fato que levou o SAAE a pedir o apoio da Polícia Militar“, informou a assessoria. Ainda de acordo com o SAAE, não é possível utilizar o produto furtado, uma vez que o hidrômetro possui numeração única para identificação em cada imóvel.

Desse modo, o diretor de gestão contábil e financeira do SAAE, Marcelo Ruela, orienta a população sobre como proceder em caso de furtos.

“Infelizmente esses furtos têm causado grandes danos para o SAAE e para a sociedade. Já acionamos as polícias para que sejam tomadas medidas para inibir esse tipo de furto. Vai ser necessário que o usuário dirija-se até o SAAE com o boletim de ocorrência para que abra uma solicitação onde o SAAE enviará a equipe para colocar um novo hidrômetro”, explicou Marcelo Ruela.

Furto de hidrômetros: diretor do SAAE, Marcelo Ruela, orienta a população. | DRD/TV Leste

Ainda segundo o diretor, só neste ano, o SAAE já teve um prejuízo de R$ 500 mil com a reposição de hidrômetros furtados em residências e estabelecimentos. Portanto para denunciar o crime de furto de hidrômetros, ligue para o 190 (PM) ou informe diretamente o SAAE pelo número 115.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM