Festa das Flores apresenta novidades e programação especial deste sábado

A 16ª Festa das Flores teve início no dia 7 de julho e se encerrará neste domingo (17). No evento, estão expostas 143 espécies de flores a hortaliças. Todas à disposição de quem deseja dar mais vida ao seu lar, ambiente de trabalho ou até mesmo presentear alguém especial.

Segundo o coordenador da festa, Ricardo Cascarro, os apreciadores do evento poderão aproveitar ainda mais os bons preços neste fim de semana. Convidamos a todos! Temos mais dois dias de festa, que é hoje (sábado) e domingo. Para que a gente não tenha que devolver as plantas para o caminhão, é um valor imbatível. Então quem não tem flor, venha aqui comprar. Aproveita, que é uma oportunidade única. Sejam todos bem-vindos”, disse Cascarro.

Nesta edição, o evento acontece de 9h às 21h, na Praça dos Pioneiros.

Flores de diversas espécies trouxeram cor à Praça dos Pioneiros nesta semana. | FOTO: DRD/TV Leste

Flores, cultura e arte para Valadares

“Neste evento, onde a gente faz a apresentação das flores, de cor, de aroma, associado a isso a gente traz um pouco de cultura e arte para a cidade”, complementou o coordenador da Festa das Flores. E para abrilhantar a festa, subiu ao palco da praça, nesta manhã, a Roda de Capoeira do mestre Thiago Cabeleira. Aliás era impossível passar pelo ambiente e não se encantar pelas flores e pela atração, apresentada por crianças e adolescentes do município. Confira:

VÍDEO: DRD/TV Leste

Entre os destaques desta edição da Festa das Flores, Ricardo Cascarro mencionou a Pata de Canguru, que é natural da Austrália e muito cultivada no Japão. Esta é a primeira vez que a planta integra as espécies expostas no evento.

Pata de Canguru: planta de origem australiana, mas muito cultivada por japoneses. | FOTO: DRD/ TV Leste

“Este é evento é rico. A gente estava vivenciando um momento tão dolorido, resquícios de pandemia, de guerra. É esse grito de paz, de harmonia, levar um pouquinho de natureza para casa, amizade. Aqui a gente vê várias famílias, de todas as classes sociais, conversando, passeando, trocando informações sobre as plantas. É muito legal”, avaliou o coordenador.

Conhecendo a história da planta Ora-pro-nóbis

Uma plantinha muito popular nas casas e até mesmo na culinária dos mineiros é a Ora-pro-nóbis. Na Festa das Flores, a que está marcando presença neste ano é a Ora-pro-nóbis Dourada, que possui uma pigmentação clara, diferente das comuns.

Ora-pro-nóbis Dourada | FOTO: DRD/TV Leste

Mas um outro detalhe acerca da planta que poucos conhecem, é a história do nome. Ricardo Cascarro conta que o nome Orapronóbis vem de um contexto histórico de Minas Gerais, mais especificamente voltado aos tempos coloniais. Segundo o coordenador, nas redondezas da igreja católica da cidade de Sabará, havia plantações da espécie, mas as pessoas escravizadas não podiam colhê-las.

Por isso, os escravos aguardavam os momentos de orações na igreja – que normalmente eram extensas em latim – para colherem a hortaliça sem que fossem vistos. A expressão “ora pro nobis” (rogai por nós) era constantemente repetida pelos padres e fiéis na ocasião, marcando, assim, o momento da colheita para os escravos, vindo se tornar posteriormente o nome da hortaliça.

Ricardo Cascarro (Coordenador da Festa das Flores). | FOTO: DRD/TV Leste

Oficina de pintura

Além disso, o coordenador do evento destacou que a programação da Festa das Flores para este sábado segue rica em muita beleza e aprendizado. Das 14h às 16h, haverá Oficina de Pintura Floral com o ceramista valadarense Sebastião Pimenta. Na oficina desta tarde, o artista ensinará aos interessados, a pintura com uso da técnica japonesa sumi-ê.

Acompanhe uma demonstração da oficina de Pintura Floral com o ceramista valadarense Sebastião Pimenta:

VÍDEO: DRD/TV Leste
Sebastião Pimenta ensinará alunos a reproduzir as flores em pintura sumi-ê. | FOTO: DRD/TV Leste

Além da exposição de flores, apresentação de capoeira e oficina de pintura, haverá oficina de Queima de Raku (das 19h às 20h30), também ministrada pelo artista Sebastião Pimenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM