Evento discute escassez hídrica e técnicas de conservação de água e solo em São Domingos do Prata

A escassez hídrica é um problema para a sociedade em geral, e a disponibilidade de água para abastecimento humano, processos industriais e agropecuária tem reduzido significativamente. Para conscientizar as lideranças regionais, em São Domingos do Prata, região metropolitana de Belo Horizonte, sobre a importância da retenção da água no solo, a CENIBRA promoverá o evento “Dia de Campo”. 

O evento ocorrerá nesta sexta-feira (27), às 8h30, na sede da ACIAP, localizada na rua José Recreio, 257, bairro Dona Julieta. Na ocasião, será feita uma demonstração em campo da prática da subsolagem. O foco do evento é conscientizar os representantes de entidades públicas e privadas que tenham interesse em conhecer técnicas para conservação do solo, da água e da capacidade produtiva da propriedade rural.

A técnica em questão é feita por um subsolador acoplado a um trator agrícola que, ao percorrer o terreno, realiza sulcos no solo para permitir a infiltração da água. A técnica já é utilizada pela CENIBRA nos plantios florestais há vários anos.

A ideia é incentivar os produtores rurais das comunidades vizinhas a fazerem o mesmo em suas propriedades. Desde 2019 já foram realizados mais de 6 mil hectares de subsolagem em áreas de pastagens no manancial do Rio da Prata, responsável por contribuir para o abastecimento dos municípios de São Domingos do Prata e Nova Era.

Além da melhoria da produtividade rural, vários benefícios de interesse público podem ser obtidos por meio da subsolagem. Dentre eles, combate a secas, prevenção de enchentes e redução do desabastecimento dos municípios.

Informações: Cenibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM