Estudantes e pacientes aguardam o retorno do estágio do curso de odontologia da UFJF GV

Estudantes do curso de odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Governador Valadares, têm se manifestado nas redes sociais. Eles pedem o retorno dos estágios em clínicas, chamados de internato, para concluir tratamentos iniciados ainda em 2019 e interrompidos em 2020 devido à pandemia.

A interrupção das atividades do estágio ocorreu em março do ano passado, como medida de prevenção e combate ao coronavírus. Para os estudantes, a permanência dessa suspensão atualmente se torna prejudicial, pois sem a conclusão do estágio a graduação permanece incompleta.

“A suspensão das atividades pela universidade tem trazido diversos prejuízos para os alunos, no que tange ao desenvolvimento intelectual, social e mental, principalmente para os alunos concluintes, que estavam com previsão de formatura para agosto do ano passado. Além disso, o atraso na formatura impede a entrada no mercado de trabalho, prejudicando aqueles que precisam gerar renda para suas famílias, assim como a imprevisibilidade por parte da universidade gera vários prejuízos financeiros para os que precisaram manter seus aluguéis com moradia na cidade”, disse Ewerton, aluno do décimo período do curso, relatando a importância do retorno para a formação dos graduandos.

O estudante acrescenta a importância do campus sede da universidade, em Juiz de Fora, auxiliar na resolução do problema.

“A direção do campus de Governador Valadares, juntamente com o Departamento de Odontologia, tem realizado esforços imensuráveis para que o retorno seja concretizado; porém, isso não é suficiente para tal. O campus sede, em Juiz de Fora, também necessita buscar soluções para resolver nossas demandas a curto, médio e longo prazo. Isso tem gerado prejuízos na qualidade de ensino e evasão no tão sonhado ensino superior. Hoje já são mais de 327 dias parados e sem respostas quanto à situação dos estágios”, adverte.

Cerca de quatro mil pacientes da clínica-escola tiveram o tratamento interrompido durante esse período, sendo uma significativa parte da população continuando sem atendimento e previsão de retorno.

O que diz a Universidade?

Procurada pelo DRD, a UFJF enviou a mesma resposta que a instituição já havia encaminhado sobre a demanda de alunos do curso de medicina que pedem o retorno das atividades de internato (https://drd.com.br/estudantes-de-medicina-da-ufjf-pedem-volta-de-atividades-praticas-paralisadas-ha-11-meses/). A nota enviada naquela oportunidade e reenviada desta vez informa que “O processo de liberação para os estágios dos cursos da saúde da UFJF-GV está em fase de tramitação, que passa por alguns setores, inclusive pelo Comitê de Monitoramento e Combate à Covid-19 na UFJF. Os parâmetros para retorno dos estágios seguem vários protocolos de biossegurança da instituição para garantir toda a segurança a seus estudantes, docentes e funcionários em geral”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como