Estão abertas as inscrições para o mutirão ‘Direito a Ter Pai’

As inscrições para o mutirão “Direito a Ter Pai” estão abertas e vão até o dia 30 de setembro. A iniciativa é promovida pela Defensoria Pública de Minas Gerais e tem como objetivo oferecer o direito à paternidade, além de fomentar a estruturação da família, principal referência na formação de vínculos de afetividade, sociabilidade e identidade das crianças e também de filhas e filhos adultos.

De acordo com a defensoria, o serviço é gratuito e contempla exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade e maternidade. Mas para participar do mutirão, o solicitante deverá comprovar a ausência do nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento.

Ainda de acordo com a defensoria, o mutirão “Direito a Ter Pai”  de 2022 será de forma presencial. Ou seja, nas sedes das unidades participantes, no dia 7 de outubro. Então veja abaixo alguns  locais onde serão realizados essa ação presencial. 

  • Governador Valadares: Rua Marechal Floriano, nº 694 – Centro
  • Ipatinga: Rua Poços de Caldas, nº 69/2º andar, Centro
  • Teófilo Otoni: Av. Dr Júlio Rodrigues, nº 920, 2º e 3º andar Ed. Magd, Marajoara

Saiba mais os locais em Minas Gerais onde acontecerão o mutirão presencial e virtual.   

Sobre o mutirão “Direito a Ter Pai” 

Desde a primeira edição, em 2011, o Mutirão já realizou mais de 60 mil atendimentos e cerca de 10 mil exames de DNA. Em média, 70% deles têm resultado positivo.

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que 5,5 milhões de crianças brasileiras estão sem o nome do pai na certidão de nascimento. Em Minas Gerais, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), mais de sete mil bebês que nasceram em 2021 não têm o nome do pai na certidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM