Escolas municipais de Valadares são inseridas ao Programa Educação 4.0

Um evento realizado no auditório da Prefeitura de Valadares marcou o lançamento do Programa Educação 4.0, com material Inventura da Positivo Tecnologia Educacional, que possibilita o aluno a aprender sobre programação.

Nessa quarta-feira (10), o auditório da Prefeitura de Valadares recebeu o lançamento do Programa Educação 4.0, com material Inventura da Positivo Tecnologia Educacional, que possibilita o aluno a aprender sobre programação. O evento contou com a presença do representante da tecnologia educacional da Positivo, políticos, gestores escolares e equipe da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

O secretário municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata, explicou que o programa está amparado na lei e que vai continuar mesmo após esta gestão. “Estamos amparados pela lei 7351, de 28 de dezembro de 2021, para que o projeto continue após a nossa gestão. As crianças vão estar protegidas e continuar seus estudos. Começamos hoje a entregar o material do Inventura nas 28 escolas. E já adquirimos o material do ano que vem para começarmos o 6º e o 7º ano”, disse.

Os convidados tiveram uma demonstração rápida de programação através da placa BBC micro:bit, que está entre o material do Iventura, apresentada pelo aluno Roger Santos, da Escola Municipal Adélia Ribas. Roger mostrou o quanto já aprendeu sobre programação. “Quero agradecer ao prefeito e ao secretário por essa oportunidade que não tem nas particulares, mas que tem nas escolas municipais”, falou.

O diretor comercial educacional do Positivo, Elder Bernardes, ficou encantado com o desempenho do aluno e fez um convite ao aluno. “Roger, você mandou muito bem. Alguém tem dúvida de onde um menino desses pode chegar através da programação? Parabéns e quando você tiver idade, você vem estagiar com a gente.”

Elder ainda destacou a iniciativa do município em traçar um destino único aos estudantes municipais. “O que eu mais gosto daqui é o carinho e o amor que os projetos da educação são tratados. E Valadares hoje está muito a frente de municípios que se intitulam maiores, e eu pouquíssimas vezes vi projetos tão elaborados. Futuramente esses alunos vão ganhar o mercado de trabalho, não só da cidade, mas nacional e, quem sabe, mundial”, enfatizou.

O prefeito André Merlo lembrou que a educação de Valadares é uma de suas prioridades. “Para a gente ter uma sociedade melhor, tem que investir em educação. Nós conseguimos aprovar uma lei em 2021, onde o dinheiro investido na educação, 2%, vai obrigatoriamente para inovação e tecnologia. Assim, nossos alunos poderão ser inseridos no mercado de trabalho. Uma oportunidade para mudar sua vida e a sociedade”, frisou.

O desenvolvimento da Educação 4.0

No total, 50 professores passaram por um treinamento em maio deste ano. E logo após, os professores já introduziram a parte teórica em sala de aula. Nessa quarta (10), mais de mil alunos do 6º ano receberam o material do Inventura para seguir os estudos, com início da parte prática. Cada livro possui uma placa BBC micro:bit e sensores.

A metodologia começa no 6º ano, com finalização do aprendizado no 9º ano. A praticidade do material permite que o aluno o utilize tanto em sala de aula como em casa. O Inventura possui ambientes on-line para a prática de programação e acompanhamento dos professores.

Neste ano, o conteúdo será cultura maker, pensamento computacional, aprendizagem por projetos, resolução de problemas, criatividade e inovação e funcionalidades do BBC micro:bit.

Com informações da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM