Equipe da SMAS de Valadares visita BH

Visita técnica teve por objetivo conhecer equipamentos de média e alta complexidade, além de compartilhar experiências

Depois de realizar uma visita técnica a Ipatinga, profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Valadares estiveram em Belo Horizonte, na última sexta-feira (5) para conhecer alguns equipamentos da média e alta complexidade do município.

Além de compartilhar experiências, o momento serviu também para que a equipe valadarense aprendesse sobre os projetos, programas e ações que são ofertadas às pessoas que se encontram em situação de rua. Foram visitados os seguintes equipamentos: Centro Pop, Creas, Abrigo Anita Gomes, Unidade de acolhimento, Albergue Tia Branca, Casa de Passagem para Homens Adultos e o Projeto Emergencial Canto da Rua bem como a Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) para Mulheres Adultas. “A tarde foi muito produtiva e a troca de experiências vai contribuir demais para a criação de novos projetos e capacitações com nossa equipe de trabalho. E, claro, para nosso grande objetivo, que são nossos usuários. E o melhor, tudo isso somado às ações que já são executadas no nosso município”, explicou a secretária municipal de Assistência Social de Valadares, Jackeline Araújo.

Estiveram presentes na ida à Belo Horizonte: a secretária municipal de Assistência Social, Jackeline Araújo; a gerente da Proteção Especial de Média Complexidade, Karla Teresa Castro; e a psicóloga técnica de referência da equipe de Abordagem Social, Samara Avanzi.

Serviço Especializado em Abordagem Social

O serviço, que conta com uma técnica de referência (psicóloga) e três agentes sociais, está alocado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). E tem como público-alvo as crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias, que utilizam os espaços públicos e/ou grandes concentrações, como moradia, obtenção de renda, sobrevivência, ou situações em que haja violações dos direitos fundamentais dos indivíduos ali inseridos.

A abordagem social realiza ações contínuas e programadas diariamente (de segunda-feira à sexta-feira), das 8 às 18 horas, e mediante as demandas de curto prazo (medicamentos, alimentação, higiene pessoal e que necessitam de abrigos) e a longo prazo (reinserção no mercado de trabalho, restabelecimento dos vínculos familiares/sociais, aluguel social, processo de benefícios/aposentadoria). A abordagem social atua em rede tanto com os equipamentos da assistência social quanto com os equipamentos da saúde, sobretudo com a equipe do Consultório na Rua, Centro Pop e Abrigo Noturno.

O Creas fica na rua Afonso Pena, 2.343, entrada pela Olegário Maciel – Centro. Telefone: 3221-9551

CENTRO POP

Já o Centro Pop é um equipamento específico para População em Situação de Rua, de portas abertas, representando espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. O serviço ocorre por trabalho técnico para análise das demandas das pessoas em situação de rua, orientação socioassistenciais e das demandas políticas públicas que possam contribuir com a construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência. E conta com uma equipe composta por um coordenador, duas técnicas de nível superior e três educadores sociais.

O local oferece espaço para guardar pertences (enquanto se utiliza o Centro), higiene pessoal, alimentação (café da manhã e da tarde), área para lavar e secar roupas e provisão de documentos civil.

Lá são realizados atendimentos profissionais (com assistente social e psicóloga), atividades sociopedagógicas em grupo, oficinas de orientação social e profissional, prática esportiva, reuniões dos Alcoólicos Anônimos e Amor Exigente, atividades recreativas e culturais e atendimentos médicos realizados pelo Consultório na Rua.

O Centro Pop fica na rua Belo Horizonte, 816, Centro. Telefone: 3271-9884.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM