Entregue hoje a premiação do 2º Concurso Literário de Redação e Poesia

Com o tema “Honestidade: um dever, uma virtude”, o concurso foi organizado pela Controladoria-Geral do Município e mobilizou escolas públicas, particulares, universidades e comunidade

Promover a honestidade, o comportamento íntegro, justo e respeitoso dos cidadãos. Esse foi o objetivo do 2º Concurso Literário de Redação e Poesia, do Projeto “Cidadão consciente: sou honesto, sou do bem”, que envolveu escolas públicas, particulares, universidades e comunidade. E nesta quinta-feira (19), no auditório da Prefeitura, foi o dia da premiação, com medalhas e certificados das melhores redações e poesias, que tiveram como tema “Honestidade: um dever, uma virtude”. O concurso foi desenvolvido pela Controladoria-Geral em parceria com a Academia Valadarense de Letras (AVL), Centro Cultural Nelson Mandela, Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL).

O prefeito André Merlo lembrou que a corrupção não está ligada apenas ao poder público, mas também a atitudes diárias que talvez as pessoas tenham sem perceber o erro. “Quero agradecer pelo empenho de todos os envolvidos nesta 2ª Semana Contra a Corrupção. Se a gente achar normal cortar fila para ter preferência mais rápida, ou levar uma vantagem dentro de casa ou na escola, então vai seguir com a cultura da corrupção. As pessoas pensam que corrupção está ligada a empresário, ou político, onde se tem dinheiro, mas pode estar dentro de casa ou no trabalho. O produto final desse concurso é estimular a honestidade. Tenho certeza de que este trabalho ficará marcado pelo resto da vida. A grande mudança só vem através da educação.”

Luciano Souto lembrou das ações realizadas durante a 2ª Semana Contra a Corrupção, como o lançamento do site de transparência, assinatura da lei para criação da gerência de transparência. “Esse concurso permitiu que as instituições de ensino promovessem a reflexão, a discussão desse tema em sala de aula. Isso agregou aos alunos para que possam ser pessoas melhores para a família e para a sociedade. Quero agradecer ao prefeito pelo apoio e respaldo a todas as nossas ações. O Concurso Literário superou todas as expectativas, tanto no tocante à participação recorde quanto no empenho e dedicação das instituições de ensino em promover o debate sobre a honestidade em sala de aula. O envolvimento da sociedade também foi marcante e engrandeceu significativamente o projeto”, afirmou Souto.

A irmã Viviane Eppelheiner de Sousa, do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, foi a representante educacional dos participantes do concurso. Em seu discurso, ela falou sobre a importância desses concursos para a prática de escrita e leitura. “Nós vivemos um momento tecnológico, em que muitas crianças e adolescentes não têm interesse pela escrita. Esse concurso promove a escrita, a leitura, a capacidade de criar, inovar e expressar. Quero agradecer aos educadores que trabalham a linguagem, integração, convivência. Espero que cada aluno reflita o tema abordado e que seja um cidadão valadarense que faça a diferença.”

Com sua redação, Layla Almeida de Sá, aluna do 9º ano da Escola Realina Adelina, levou medalha de ouro na categoria ensino fundamental 8º e 9º ano. “Esse tema é muito importante para a sociedade. Estou feliz por ganhar essa medalha com minha redação”, disse.

Já Glaisyene do Nascimento Martins, funcionária pública e aluna na Universidade Unopar, conquistou medalha de ouro na categoria universitário. “Na minha redação expliquei que não existe honestidade relativa. As pessoas pensam que um favorzinho ali outro aqui não tem nada de errado, mas tem sim. É através das nossas atitudes que fazemos um mundo melhor. E me sinto feliz em conquistar minha segunda medalha de ouro, principalmente por meus filhos e por meu bairro, que é humilde, que tem como vencer na vida de maneira honesta, e também através da leitura e da escrita.”

A premiação faz parte da programação da 2ª Semana Contra a Corrupção, promovida pela Prefeitura, por meio da Controladoria-Geral do Município. Ao todo, foram mais de 1600 trabalhos inscritos, com 67 finalistas, que foram submetidos a uma comissão julgadora formada por membros da Academia Valadarense de Letras, que selecionou os três primeiros colocados nas categorias redação e poesia em cinco categorias: ensino fundamental (6º a 7º ano), ensino fundamental (8º a 9º ano), ensino médio, universitários e sociedade valadarense. Os resultados foram divulgados dia 2 de dezembro no site da prefeitura e Diário Oficial do Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM