Projeto criado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência certificou com o selo dez empresas da cidade, três delas receberam troféu como destaques do ano, indicadas por voto popular
GOVERNADOR VALADARES – No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, Governador Valadares reportou a um importante movimento iniciado este ano no município pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD). Na noite dessa terça-feira (3), no auditório Luiz Franco, 5º andar da Prefeitura, um evento marcou a entrega do Selo Empresa Acessível 2024, como culminância do projeto criado e proposto pelo CMPD. Ao todo 10 empresas foram credenciadas após um processo criterioso para a certificação, e entre elas, três receberam a distinção de destaque do ano, como resultado de uma votação popular. A secretária municipal de Assistência Social, Rose Pimentel, participou do evento, representando do prefeito, André Merlo.
O Projeto Selo Empresa Acessível 2024 foi criado em ocasião de outra data celebrativa importante, o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Empresas da cidade interessadas em participar, se inscreveram e tiveram atestadas, pela equipe de execução do projeto, iniciativas adotadas para a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. Num segundo momento, após as informações terem sido checadas e referendadas, uma nova etapa foi iniciada. A população pode votar para escolher entre essas empresas, três destaques no ano de 2024.
Fundadora e presidente da Equovila, a publicitária Camilla Carvalho, que também já respondeu como presidente do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência (CMPD), apresentou o projeto Selo Empresa Acessível 2024 aos participantes do evento e propôs uma reflexão sobre o valor do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. “Nosso objetivo é promover a conscientização da sociedade e criar condições para que todas as deficiências possam ser ouvidas, para que todas as pessoas possam ser valorizadas”, frisou.
Ela avaliou que a data e o projeto Selo Empresa Acessível são um marco, uma conquista importante, mas também muitos são os desafios a serem superados. “O selo surgiu para valorizar, reconhecer o empenho, o esforço, porque muitas vezes o empresário não faz o investimento porque não vem, de fato, retorno a curto, a médio prazo. Mas o quanto isso diz sobre a empresa? Mostra o quanto a empresa está empenhada em servir. E este é o fundamento do trabalho: servir”, ressaltou ao explicar o objetivo do selo e dos destaques em reconhecer o mérito destas empresas ao promover a inclusão e a acessibilidade, a partir de princípios de responsabilidade social e de cidadania.
Dia Internacional da PCD
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência em todo o mundo, importando dizer que não são menos capacitadas, e como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados que devem ser respeitados, não havendo espaço e motivo para discriminação.
A deficiência pode ser classificada como física, auditiva, visual, mental e múltipla (quando duas ou mais deficiências estão associadas).
Empresas que receberam o Selo Empresa Acessível 2024
- Ótica Visão (rua Peçanha)
- Ótica Visão (rua Belo Horizonte)
- Ótica Visão (rua Barão do Rio Branco)
- Universidade Vale do Rio Doce (Univale)
- Guloseimas
- Maricherie
- Equovila
- Churrasquinho e Pizza – SP
- Espaço Integrar – Método Supera
- Pizza Park
Empresas Destaque 2024 pelo voto popular
- 1º lugar – Universidade Vale do Rio Doce (Univale)
- 2º lugar – Espaço Integrar
- 3º lugar – Pizza Park