Enfermeiros do Hospital Municipal aprendem como combater incêndio na prática

Atividade foi marcada pela realização de uma simulação de incêndio, no terceiro andar do HM de Valadares

Imagine que você está passando mal e precisa ir ao hospital. E enquanto aguarda atendimento, sente cheiro de algo queimando. De repente, se depara com muita fumaça; pessoas apavoradas tentando localizar a saída; as escadas e corredores interditados; extintores e abafadores; mangueira de apagar incêndio; profissionais de enfermagem do hospital e do Corpo de Bombeiros chegando e tentando socorrer as vítimas que inalaram fumaça ou tiveram queimaduras pelo corpo; pessoas sendo imobilizadas e levadas para a ambulância; corre-corre e barulho de sirene. Você saberia como proceder diante de uma situação como essa?

Essa foi a cena vivenciada por quem esteve na Maternidade do Hospital Municipal (HM) de Valadares na manhã desta quarta-feira (27). Embora parecesse real, o incêndio nada mais era do que uma simulação realizada pela equipe de Corpo de Bombeiros e pelos profissionais de enfermagem do HM. O treinamento supervisionado teve por objetivo cumprir o Plano de prevenção de incêndio em hospitais e disseminar o conhecimento, evitando que vidas sejam perdidas, como aconteceu em setembro, no Hospital Badim, no Rio de Janeiro.

“A intenção foi capacitar os enfermeiros do Hospital Municipal para que, de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, possam atuar na evacuação segura da unidade em caso de incêndio, minimizando os riscos de danos pessoais e materiais causados pela propagação do incêndio fora de controle e, sobretudo, garantindo que, em qualquer incidente, todas as pessoas sejam removidas do hospital, com segurança e eficiência, priorizando a estabilização dos pacientes e a integridade física dos colaboradores”, explicou o major do Corpo de Bombeiros, Luciano Barbosa de Souza.

Além das aulas teóricas, que contaram com a carga horária de 20 horas e aconteceram nesta semana, a capacitação permitiu que os enfermeiros do HM tivessem noções básicas de primeiros socorros, combate a incêndios e comportamentos que devem ser adotados em situações de risco.

Para o diretor de Atenção Hospitalar, Valdivino Antônio Neto de Lima, ações rápidas como as realizadas hoje durante a simulação, garantem a segurança dos pacientes, servidores e visitantes, em casos de incêndios. “Iniciativas como essas, promovidas pelo Corpo de Bombeiros, são muito válidas para disseminar a cultura de prevenção e autoproteção, bem como para nos prepararmos para tomar decisões certas, evitando que haja vítimas e minimizando possíveis danos”, afirmou ele.

O treinamento não termina aqui. O próximo passo será dado pela corporação do Corpo de Bombeiros, que vai avaliar a simulação e propor adequações e melhorias, como a criação do Plano de Intervenção de Incêndio dos Hospitais Públicos. Vale lembrar que o treinamento fez parte da operação Rota de Emergência – realizada nos hospitais públicos do Estado de Minas Gerais no mês de novembro, conforme Ordem de Serviço nº87-2019 CBMMG/EMBM.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM