[the_ad id="288653"]

Eleições 2022: no interior do Leste de Minas eleitores acordam cedo para votar

Crédito: DRD/ TV Leste

Antes mesmo da abertura das seções eleitorais, às 8h da manhã, na Escola Municipal Ramiro de Souza Monteiro, os eleitores já faziam fila e aguardavam para ir à urna escolher deputado (federal e estadual), governador,  senador e presidente, neste domingo (2), em Era Nova, distrito de Alpercata.

Frank William é presidente de uma das seções do colégio eleitoral de Era Nova e chegou no local às 7h da manhã. Enquanto do lado de dentro da seção ele e os mesários acertavam os últimos detalhes para o começo da votação, do lado de fora eleitores faziam questão de aguardar na fila e votar já no início do dia.

“Até mesmo antes da gente chegar aqui já tinha gente esperando. Os eleitores da parte da manhã são aquelas pessoas que têm algum compromisso na parte da tarde, são donas de casa, pessoas mais idosas. Os jovens que vêm nesse período da manhã, geralmente, querem votar e ficar livre dessa obrigação”, disse Frank Willian Gonçalves Viana.

Frank William, presidente de uma das seções do colégio eleitoral de Era Nova – Crédito: DRD/TV Leste

Um dos primeiros eleitores do distrito a entrar na seção eleitoral foi Vanderlei, de 54 anos, que acordou bem cedinho, às 6h da manhã. Como ele tem dificuldades de locomoção, na hora de encarar a fila de votação teve preferência. Em pouco menos de 5 minutos foi atendido pelos mesários. E já na cabine de votação ouviu o barulhinho de confirmação do registro do voto na urna eletrônica.

“Eu sempre gosto de votar na parte da manhã e nunca deixei de votar. É muito importante exercer a cidadania”, disse Vanderlei Pereira Neto.

Vanderlei Pereira Neto – Crédito: DRD/TV Leste

Alpercata

No maior colégio eleitoral de Alpercata, a movimentação foi intensa desde o início da votação. Nos corredores as filas se estendiam ao mesmo tempo que mais pessoas iam chegando no local. Mesmo quem chegou mais cedo, à espera de alguns minutos para poder ir até a urna, exigiu do eleitor um exercício de paciência. 

Se para alguns o dia começou com fila nas seções eleitorais, para outros o dia começou ainda mais cedo e como muito trabalho. Osmar, produtor da zona rural de Alpercata, mesmo em dia de eleição, seguiu a sua rotina como todos os dias: acordou às 3h da manhã, entregou os leites que ele produz na propriedade dele e colocou a capina do lote em dia. Aí sim, depois disso tudo, ele já estava preparado para votar. Na urna eletrônica, ao digitar os números, o voto para ele é como se fosse uma prece, uma oração para o futuro do país. 

“Você tem que pedir a Deus e votar em um candidato que vai ajudar a nação. Na hora de votar, meu coração pede assim: nosso Brasil é muito rico e basta um bom administrador”, contou Osmar Lucas, produtor rural.

Osmar Lucas, produtor rural – Crédito: DRD/ TV Leste

São José do Acácio

Já em São José de Acácio, distrito de Engenheiro Caldas, um casal de idoso chama a atenção pela alegria e empolgação na porta da zona eleitoral. Mesmo não sendo obrigatório o voto por causa da idade, a dona Maria Rosa, de 80 anos, e o seu esposo Virgulino da Silva, de 83 anos, saíram do Córrego da Boa Sorte de charrete e fizeram um percurso de 15 minutos até o local de votação. 

“Votar é muito importante para a nossa vida e para o bem comum. Que todo o povo que está no poder faça cada um o seu trabalho para todos que necessitam”, disse Maria Rosa de Oliveira, com a simpatia de quem sempre está pronta para convidar para o almoço de domingo. 

Sorridente, o senhor de 83 anos concorda com o que acabou de ouvir da esposa e completa dizendo. “Nós estamos votando sim, porque nos interessa. É importante sempre reconhecer que a política é uma coisa para o bem. A gente vota porque a gente vê que é necessário votar.”

Dona Maria Rosa, de 80 anos, e o seu esposo, Virgulino da Silva, de 83 anos – Crédito: DRD/TV Leste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM