Ecoponto tem números positivos no primeiro trimestre de funcionamento

No Dia Mundial do Meio Ambiente, espaço completa três meses de atividades; obras do segundo Ecoponto avançam no bairro Turmalina

A Semana Mundial do Meio Ambiente trouxe reflexões importantes sobre a atuação da sociedade e do poder público para reduzir os impactos da atividade humana no planeta. Um exemplo local positivo é o primeiro Ecoponto de Valadares. Em três meses de atividades, o espaço recebeu 1.260 metros cúbicos de resíduos de construção civil, além de volumosos.

Em funcionamento no bairro Santo Dumont, o Ecoponto também recebe recicláveis, que são destinados às associações de catadores, contribuindo com o trabalho e sustento de muitas famílias. Um segundo Ecoponto está sendo executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) no bairro Turmalina, com previsão de término no início do segundo semestre.

Para o engenheiro Arthur Campos, do Departamento de Obras e Serviços da SMOSU, os números são relevantes para o pouco tempo de funcionamento, mas é necessário que a população se conscientize mais. “Ainda temos ocorrências de descartes irregulares nas margens do rio Doce e em locais bem próximos, que ao que parece, as pessoas ainda não conhecem essa solução de descarte ambientalmente correto”, disse.

Atitudes ambientalmente corretas

O Ecoponto do bairro Santos Dumont fica na rua Israel Pinheiro, em frente ao nº 668. Mas, para quem não pode ir ao ponto por questões de logística, há várias formas de contribuir com iniciativas benéficas ao meio ambiente. De acordo com Arthur Campos, uma delas é separar os resíduos em duas partes: domiciliar e reciclável, composto por papel, plástico, vidro e metais.

Confira algumas dicas:

·         Remova líquidos em excesso das embalagens antes do descarte;

·         Papéis, em sua forma original, podem ser armazenados em sacos plásticos;

·         Vidros devem ser embalados em jornal ou papelão para evitar acidente com os coletores, mas caso estejam quebrados e sejam pequenos cacos, podem ser armazenados em uma garrafa PET, bastando, para isso, cortar a garrafa ao meio, colocar os cacos dentro e utilizar a parte de cima para tampar, vedando bem. Coloque a garrafa em uma sacola plástica e feche;

·         Metais podem ser prensados para facilitar o descarte;

·         Recipientes plásticos devem ser lavados para remover o resto de resíduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM