Diretoras de escolas da rede municipal de Valadares participam de workshop

O objetivo da capacitação é preparar os gestores para a volta às aulas

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) está ministrando um workshop para o Departamento de Saúde e Segurança do Servidor, com o objetivo preparar os gestores das escolas para receber os alunos que retornarão às aulas presenciais no dia 1º de setembro. A capacitação está sendo realizada no Polo da UAB e, por causa da pandemia, o workshop foi dividido em duas turmas. Uma turma participou do workshop ontem (27), enquanto a outra participará na segunda-feira (30).

O secretário Municipal de Educação, José Geraldo Prata, esteve na abertura do evento e ressaltou que o retorno às aulas presenciais será marcado por vários desafios. Já a diretora do departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, Rosemary Pimentel, destacou a importância do acolhimento e da empatia não só com os alunos como com toda a comunidade escolar.

A psicóloga e mestre em Psicologia, Adriana Portugal, foi a palestrante com o tema “Tocando em frente”. No workshop, ela trouxe dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos da pandemia na vida das pessoas e a informação de que o retorno das aulas na Europa e nos Estados Unidos mostraram baixos índices de infecção e complicações tanto em crianças quanto na comunidade escolar.

Para a psicopedagoga e diretora da Escola Municipal Professor Daniel Alves Ajudarte, Alessandra Amaral, sentir medo e às vezes insegurança não é sinônimo de fraqueza. “Somos vulneráveis. Precisamos elaborar nossas formas de convivência.  Este encontro é uma oportunidade para refletirmos e nos prepararmos para um retorno à escola consciente do nosso trabalho, compromisso e responsabilidade com a comunidade escolar. Em um mundo de incertezas, nós acreditamos na Educação. Nessa manhã, fomos muito bem acolhidas. Mais um momento de preparo para a retomada das atividades presenciais. Estamos nos dedicando ao acolhimento do corpo docente, crianças, alunos e famílias”, afirmou.

Já a diretora da Escola Municipal Araripe Júnior, Helaine Cristina Pérpetuo, contou que se surpreendeu com o encontro. “Tinha anotado tantas dúvidas para esse encontro e não é um momento de respostas administrativas, mas sim de acolhimento, partilha e carinho para nós gestores. Isso é muito importante para nossa estabilidade psicológica. Afinal, a gente só pode dar aquilo que tem. Este encontro foi maravilhoso”, elogiou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM