Dia das Mães: a data que mexe com o coração e o bolso dos consumidores

“A mãe da gente sempre merece; ela que sempre cuidou da gente com o maior amor e carinho. Então, é uma oportunidade de a gente retribuir aí tudo o que elas sempre fizeram por nós”, disse Isabela Oliveira Coelho, gerente de uma loja de perfumes no shopping de Valadares. 

A declaração da gerente é só uma amostra de como o Dia das Mães é uma data comemorativa que mexe com o coração e o bolso de quem está em busca de presentear a mãe neste domingo (8). 

Do lado de quem quer presentear, a lista de compras não parece ser um mistério. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o levantamento, os produtos mais procurados são as roupas, calçados ou acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%).

Para não ter dúvida com a escolha do presente, o aposentado Etelvino Lucas de Oliveira não pensou duas vezes e trouxe a esposa (que vai ganhar uma roupa nova dele) e as netas na hora de ir às compras. 

“Hoje a gente tá comprando o presente para minha mãe e para a minha esposa também, né?! É uma data que não pode passar despercebida. A dona Marilde tá aí. Depois a gente só vai ver a conta”, brincou o aposentado.  

Etelvino Lucas não deixou para a última hora o presente do Dia das Mães. (Crédito: DRD/TV Leste)

Do outro lado, de quem está de olho na oportunidade de alavancar as vendas, a percepção é de otimismo, principalmente nas últimas 48 horas que antecedem a data. 

“O movimento a cada dia que passa vem aumentando. Vai chegando perto a data do Dia das Mães e vai só crescendo o movimento. A gente espera que hoje, sexta-feira e sábado as vendas nos surpreendam. A gente sempre traz variedades para os clientes. Nós temos a bomboniere, que está na promoção, a caixa de bombom, tem jogo de taça. O cliente procura de tudo, uma opção aqui e outra ali, porque geralmente não é só uma lembrancinha que ele compra. Aí a gente tenta trazer uma variedade, para suprir as necessidades dos clientes”, disse Lucas Martins, gerente de uma loja de variedades. 

Lucas Martins aposta na variedade de produtos para atrair os clientes (Crédito: DRD/TV Leste)

Considerada a segunda melhor data do ano em termos de faturamento, o Dia das Mães deve aquecer as vendas nos próximos dias. Em média, cada cliente deve adquirir dois presentes, e as principais presenteadas serão a mãe (76%), a esposa (19%) e a sogra (18%). Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 221,42. 

“Eu acho que o comércio está até aproveitando este momento do quinto dia útil para trazer mais oferta. Na nossa loja também estamos com oferta. Então, sexta, sábado e domingo vai bombar”, disse Débora Lima, gerente de uma loja de roupas no shopping.

O destaque para o Dia das Mães na loja gerenciada por Débora é a moda casual. (Crédito: DRD/TV Leste)

Além do vestuário, outro segmento que se destaca nesta época é o de perfumaria e cosméticos. “Além da perfumaria, a gente tem também os produtos de cuidados com a pele, que são hidratantes, produtos faciais, produtos para cabelo. E tem também a maquiagem, que, devido ao uso de máscara nesses últimos dois anos, agora com a retirada de máscaras o pessoal está procurando bastante”, contou Isabela Oliveira. 

Isabela tem boas expectativas de vendas para este final de semana do Dia das Mães. (Crédito: DRD/TV Leste)

Dia das Mães movimenta o varejo

O levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra para o Dia das Mães. 

A expectativa é de que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros presenteiem alguém neste ano, o que deve movimentar um valor próximo de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

O cenário econômico do país e a alta da inflação preocupam os consumidores: 80% consideram que os preços dos produtos estão mais altos neste ano, se comparado com 2021. Em comparação com o ano passado, 37% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos, 28% comprar mais e 17% comprar menos.

Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (42%), a qualidade dos produtos (36%) e as promoções (32%).

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