Desembargador Rogério Medeiros é homenageado em Governador Valadares

Magistrado recebeu Título de Cidadão Honorário em solenidade na Câmara Municipal

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Rogério Medeiros Garcia de Lima recebeu o título de Cidadão Honorário de Governador Valadares, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores do município, na última sexta-feira (19/8). A homenagem foi um reconhecimento aos serviços prestados pelo magistrado, à época em que foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

De acordo com o homenageado, o título decorreu de uma visita que ele fez a Governador Valadares, no segundo semestre de 2019. O município estava sob o risco de perder o status de cidade de maior porte, que tem dois turnos na eleição de prefeito, com mais de 200 mil eleitores, como determina a Constituição Federal de 1988. O contexto ocorria porque muitos cidadãos não haviam feito recadastramento eleitoral.

“Como presidente do TRE-MG, estive então em Governador Valadares, para motivar a população a se recadastrar. Fiz uma intensa peregrinação: proferi palestra em universidade, concedi entrevistas a órgãos de imprensa televisivos e visitei autoridades. Um dos programas de TV era muito assistido por valadarenses que residem nos EUA – são quase 30 mil. Pedi então a eles que, quando vissem para as festas de final de ano, que fizessem o recadastramento, e indiquei que colocaríamos plantões para isso”, afirma.

O desembargador Rogério Medeiros diz que o trabalho deu resultados e, antes ainda que os frutos desse esforço começassem a ser colhidos, o presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares à época, Júlio Avelar, propôs a concessão do título de Cidadão Honorário ao magistrado. “O então vereador ficou muito agradecido. E eu também senti uma empatia muito grande pela cidade; fiz aquilo com muito carinho” observou. 

Com a pandemia de covid-19, a entrega do título de Cidadão Honorário foi postergada, tendo sido realizada apenas na última sexta-feira, em sessão conduzida pelo atual presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares, Regino Cruz. “Foi uma grande alegria. Fui recebido muito carinhosamente pela comunidade, pelos vereadores e pelos magistrados que ali atuam”, declarou o desembargador.

Trajetória profissional

Natural de São João del-Rei, o desembargador Rogério Medeiros formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1986. No mesmo ano, ele foi aprovado em concurso para ingresso no Ministério Público de Minas Gerais, tendo atuado como promotor nas Comarcas de Perdões, Raul Soares e Caratinga.

Rogério Medeiros abraçou a carreira da magistratura mineira em 1989. Foi juiz nas Comarcas de Bonfim (1989-1991), Visconde do Rio Branco (1992) e Montes Claros (1992-1995). Em 1995, foi promovido, por merecimento, ao cargo de juiz da Comarca de Belo Horizonte, tendo sido juiz diretor do foro eleitoral da capital no biênio 2004/2006.

Em sua biografia, destaca-se ainda o fato de ter sido designado pelo TJMG, em abril de 2006, para ocupar o cargo de juiz membro substituto da Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e membro da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral nas eleições daquele ano. Tornou-se desembargador do TJMG em 26 de outubro de 2007.

Em paralelo à sua atuação na magistratura, o desembargador Rogério Medeiros, que é doutor em Direito Administrativo pela UFMG, tem se dedicado ao magistério. É professor da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef/TJMG) e professor em cursos de graduação e pós-graduação. Possui diversos livros jurídicos e artigos publicados e acumula a participação em inúmeros cursos, congressos e seminários.

A trajetória profissional do desembargador é marcada ainda, entre outros aspectos, pelo recebimento de várias condecorações, pela atuação como palestrante e pela participação, como examinador, de bancas para avaliação de teses de doutorado e dissertações de mestrado nas Faculdades de Direito da UFMG, PUC-Minas e Faculdade Milton Campos, em Belo Horizonte. Diretoria de Comunicação Institucional/TJMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM