Elenco da Pantera ficará 10 dias em Itanhomi a partir desta quinta-feira
A diretoria do Democrata apresentou 18 jogadores na tarde desta terça-feira (7), no Mamudão. Os jogadores que chegaram no fim de semana tiveram o primeiro contato com o técnico Paulo Schardong ontem (6) e já foram a campo fazer trabalhos físicos. Nesta semana ainda chegarão mais alguns jogadores, que integrarão o elenco. A partir de quinta-feira (9), a delegação da Pantera seguirá para Itanhomi e fará 10 dias de trabalhos por lá, depois retorna a Valadares, para seguir o planejamento. Em 2022, a equipe valadarense disputará o Campeonato Mineiro.
Paulo Schardong conta que os trabalhos de pré-temporada serão muito intensos e que espera fechar até seis amistosos, sendo um ou dois deles antes do Natal, na perspectiva de rodar o elenco. Ele ressalta que quer agregar algumas características do time que conquistou o acesso com uma nova forma de jogar. “Na disputa do Módulo II, montamos uma equipe copeira, que fez resultados em casa e beliscava algo fora. Já no Módulo I será um estilo diferente. Temos que ficar mais com a bola e propor mais o jogo, e aí a gente muda. Buscamos jogadores que se sintam mais confortáveis com a posse de bola e buscando transições mais rápidas. Montamos a equipe baseada nas características de como se joga essa competição. Se conseguirmos manter a pegada e ímpeto que tivemos na campanha do acesso e colocarmos a parte de posse de bola e construção de jogada, estaremos em um caminho muito bom para fazer uma grande campanha.”
Schardong ressalta que é importante a continuidade do trabalho, ainda que o elenco tenha se modificado bem. Ele está focado no objetivo de fazer o Democrata se garantir em alguma competição nacional. “Temos que virar a chave. Tudo que vivemos na campanha do acesso serviu de experiência, e pensar grande. Vamos enfrentar grandes equipes na primeira divisão e, mesmo sabendo das dificuldades, o nosso grande objetivo é colocar o Democrata em competições nacionais, Copa do Brasil e Série D. Temos essa ambição, montamos um grupo qualificado para isso e vamos trabalhar muito, com inteligência.”
O zagueiro Rafael Caldeira, 30 anos, vai para sua terceira temporada no Democrata. Ele é um dos seis atletas que participaram da campanha do acesso, além de ser capitão da equipe nas duas passagens pela Pantera. De acordo com Caldeira, o elenco vai se preparar bastante para fazer bonito na competição. “O Democrata é um clube pelo qual tenho carinho grande, além de poder jogar a primeira divisão, que dá muita visibilidade para qualquer jogador. Viemos de um campeonato bem disputado, que foi o Módulo II, mas a gente sabe que a primeira divisão terá times mais qualificados. Vamos fazer uma boa pré-temporada e nos preparar bem para conseguir os objetivos.”
O goleiro Tom é uma das caras novas que chegaram ao Mamudão. O experiente goleiro de 30 anos jogou a temporada 2021 no Boa Esporte. Ele está animado de poder vestir a camisa da Pantera. “Já conhecia a tradição do Democrata, que é muito forte dentro Campeonato Mineiro. Após um bom trabalho, subiu de divisão. Agora nós que estamos aqui vamos dar continuidade ao que estavam fazendo. O elenco tem uma boa mescla com mais experientes e mais jovens. À medida que passar o tempo, e trabalhando junto, vamos nos conhecendo mais, sabendo do potencial de cada um. Tenho certeza de que o Democrata está montando um grupo muito forte e competitivo para o campeonato.”
O diretor de Futebol, Edvaldo Soares, revelou que as expectativas são muito grandes na volta da Pantera à elite do futebol mineiro. Mesmo sabendo das dificuldades a serem enfrentadas na competição, reforça o discurso de conquistar vaga em alguma competição nacional. “Temos que brigar em cima e quem sabe beliscar uma vaga para a Série D e Copa do Brasil. Montamos um grupo com a expectativa de chegar, quem sabe, até entre os semifinalistas, mesmo sabendo o quão difícil é disputar o Módulo I do Campeonato Mineiro”, disse.
Sobre o custo de montar uma equipe sem o dinheiro da televisão, Edvaldo ressalta que a Pantera está tendo sucesso na busca por patrocinadores, mas, se vier algo mais, será muito bem vindo. “Nossos patrocinadores foram bem generosos com o clube, mas ainda precisa de alguma coisa para completar. A FMF está negociando com alguns órgãos de imprensa a questão de direitos de transmissão. Pode não vir o mesmo valor, como no passado, mas verba de transmissão de jogos acredito que virá sim.”
Elenco
Dos 18 atletas apresentados, sete participaram da campanha do acesso: os zagueiros Rafael Caldeira e Matheus Carioca; o lateral-direito Mateus Pivô; o meia Mateusinho; e os atacantes Robertinho, Henrique e Pedrinho. Confira a lista completa abaixo:
Goleiros
Tom
Iago
Laterais
Mateus Pivô
Wallace
Lateral-esquerdo
Wesley
Julio Lima
Zagueiros
Rafael Caldeira
Mateus Carioca
Gabriel Marques
Gabriel Pereira
Volante
Marquinhos Acreano
Gabriel Galhardo
Meias
Mateusinho
Marcelinho
Atacantes
Pedrinho
Chico
Robertinho
Henrique