Defesa Civil articula ações entre municípios para atuar durante fortes chuvas previstas em Minas

Com a aproximação do período de intensas chuvas no estado de Minas Gerais, a Defesa Civil já começa a mobilizar ações preventivas e planejar estratégias para enfrentar eventuais desastres naturais, conhecidas como Plano de Contingência. Para se preparar da melhor forma possível, a Defesa Civil realizou um treinamento nos últimos dois dias em Governador Valadares. Entre quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), foi aplicado o Curso Regional de Gestão de Desastres.

“O objetivo do evento é integrar mais a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil com os coordenadores municipais de proteção e Defesa Civil, e também capacitá-los para os possíveis desastres que possam acontecer com relação às chuvas que estão previstas para no final deste ano e no início do ano que vem”, disse o coordenador do curso e sargento da Defesa Civil, Emerson Gonçalves Ribeiro. 

Coordenador do curso e sargento da Defesa Civil Emerson Gonçalves Ribeiro – Crédito: Igor França/ DRD

Casos de enchentes e de fortes tempestades exigem ações rápidas e efetivas para amenizar os impactos mais severos e até evitar tragédias. Para isso, um dos temas abordados durante o curso foi a articulação entre as Defesas Civis municipais e estadual na gestão de crise. O diálogo entre os órgãos de segurança permite a mobilização tanto de pessoas como de recursos e equipamentos para atender as áreas atingidas por desastres naturais.    

Além de capacitar os membros que compõem as Defesas Civis municipais, o curso também teve a proposta de aproximar as ações de prevenção e proteção a desastres naturais das cidades do leste e nordeste de Minas.  

“A gente tem municípios aqui que o outro tem uma coordenadoria municipal e eles nunca haviam conversado, nunca pensaram e fizeram políticas de Defesa Civil juntos. E hoje nós já estamos saindo com um ganho muito grande com essa ligação desses municípios”, explicou Emerson Gonçalves Ribeiro.   

Representantes de 42 municípios das regiões do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha, que integram a coordenação da Defesa Civil em suas respectivas cidades, participaram dos dois dias de curso realizado em Valadares. Entre eles estavam Pedro Amorim, da cidade de Resplendor, que atua na assistência social do município. 

Um dos temas do curso foi o plano de ação e controle de recurso, abordado pelo sargento Aurélio, da Defesa Civil – Crédito: Igor França/ DRD

De acordo com Pedro, a preocupação na região de Resplendor é com o deslizamento de terra, durante as fortes chuvas, e por isso ele avalia como fundamental a capacitação dos agentes do poder público para a atuação em situação de desastres no município. 

“Tem pouco tempo que eu atuo na área de assistência social e para mim é fundamental participar desse tipo de formação, principalmente na parte que fala sobre a montagem de abrigos temporários para recebimento de pessoas desabrigadas”, disse Pedro Amorim. 

Pedro Amorim, de Resplendor, durante atividade sobre plano de ação – Crédito: Igor França/ DRD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM