Decisão judicial determina a volta de 100% do efetivo dos trabalhadores da coleta de lixo em Valadares

População valadarense vem sofrendo com lixo acumulado devido a greve dos trabalhadores que fazem a coleta (foto: Raimundo Santana)

Segundo o presidente do Sethac-GV, ele confirma que já esteve no pátio da empresa D’Park para comunicar a volta dos trabalhos de forma integral, na manhã desta quarta-feira

Em decisão judicial proferida ontem (6) pela juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região Carla Cristina de Paula Gomes, foi determinada que o Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade, Asseio e Conservação de Governador Valadares e Região (Sethac-GV) garanta a volta de todo o efetivo dos trabalhadores da coleta de lixo, sob pena de R$ 10 mil de multa em caso de descumprimento.

O DRD noticiou a insatisfação de muitos valadarenses com o lixo acumulado nas ruas em vários bairros da cidade, em uma reportagem publicada nessa terça-feira (6). Ainda é possível ver esta situação em vários pontos da cidade na manhã desta quarta-feira (7).

O presidente do Sethac-GV, José Carlos Vieira, confirmou que recebeu a intimação e já esteve no pátio da empresa D’Park para comunicar a decisão. Segundo ele, os trabalhadores já voltaram a trabalhar com todo o efetivo na manhã de hoje.

Na decisão judicial, além de determinar a volta dos trabalhadores, consta que o Poder Concedente (Município de Governador Valadares) fiscalize o regular cumprimento da decisão. Além disso, oficiou o inteiro teor da presente decisão à Prefeitura de Valadares e ao Comandante da Polícia Militar de Governador Valadares, “especialmente para fins de fiscalização da liminar e continuidade da prestação dos serviços essenciais por parte da Dpark, mediante disponibilidade dos empregados representados pelo sindicato réu, inclusive por meio telemático e certificação nos autos”.

A decisão pode ser conferida neste link.

Paralisação

Devido ao não repasse de férias e FGTS, os trabalhadores da coleta de lixo realizaram uma paralisação no dia 1º de julho, mas um dia depois foi determinada pelo Tribunal Regional do Trabalho a volta de 60% do efetivo. Apesar disso, a Prefeitura de Valadares indicou que com este número não seria o suficiente para suprir a demanda da coleta de lixo na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM