Covid-19: Governador Valadares permanece na onda vermelha

Metade do estado regride para fases mais restritivas do Minas Consciente

Governador Valadares e a macrorregião Leste permanecerão na onda vermelha do Minas Consciente, programa elaborado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para garantir a retomada gradual e segura da economia. Metade das 14 macrorregiões de Saúde do estado terá mais restrições de atividades a partir desta quinta-feira (3/12).

De acordo com as novas resoluções do Comitê Extraordinário Covid-19, deliberadas em reunião desta quarta-feira (2/12), sete macrorregiões estarão na onda amarela, quatro na onda vermelha e três na onda verde.

Um dos principais motivos para a cautela neste momento é a identificação de uma alta de 27% no índice de contaminação da covid-19 na última semana. Por causa desse quadro, as macrorregiões Centro, Centro-Sul, Norte e Oeste saem da onda verde e retornam para a onda amarela. Além delas, as macrorregiões Sudeste, Sul e Vale do Aço permanecem na onda amarela, estágio no qual são permitidos serviços como academias, salões de beleza, clubes, além do consumo em bares e restaurantes.

Apenas as macrorregiões Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul permanecem na onda verde, fase em que são permitidos serviços com maior nível de contágio, como cinemas e discotecas.

Na onda vermelha, a mais rígida do Minas Consciente, com autorização apenas para o funcionamento de serviços essenciais – como farmácias, padarias e supermercados – foram incluídas as macrorregiões Jequitinhonha, Leste do Sul e Nordeste, além da manutenção da macrorregião Leste. Veja o mapa da Covid no Estado.

Sete regiões retornam para as ondas amarela ou vermelha e apenas três se mantêm na verde; alerta reforça necessidade de cuidados por parte da população.

Números da Covid em Valadares

No boletim epidemiológico desta quarta feira (2) , Valadares registrou mais uma morte causada pela Covid 19. A cidade soma 357 mortes. Esse número pode ser ainda maior, pois 39 óbitos ainda estão em investigação. Na cidade, são 10.537 casos confirmados, 9.843 pessoas estão recuperadas e 49 pessoas estão internadas em UTI no SUS.

A taxa de ocupação no Hospital Municipal/ Bom Samaritano é de 84%, e nos hospitais particulares permanece em 100%.

Recomendações

Devido ao estado de alerta em Minas, a recomendação é para que as pessoas mantenham as medidas de distanciamento e isolamento social, além do uso constante de máscara e álcool em gel.

Veja a lista de serviços considerados essenciais são permitidos na onda vermelha

  • Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
  • Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
  • Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
  • Serviços de ambulantes de alimentação;
  • Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
  • Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
  • Vigilância e segurança privada;
  • Serviços de reparo e manutenção;
  • Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
  • Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
  • Construção civil e obras de infraestrutura;
  • Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM