Covid-19: Falta de leitos em Valadares obriga cidades vizinhas a transferirem pacientes para outras cidades

Com a capacidade de atendimento em leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 pelo SUS quase esgotada, a Prefeitura de Valadares solicitou urgentemente providências junto ao Governo do Estado para requisitar a transferência de pacientes graves, que estão inseridos no SUS/FácilMG, para outras cidades que tenham vagas disponíveis em leitos de UTI exclusivos para Covid-19. No entanto o Governo do Estado ainda não deu retorno para a Prefeitura.

A situação é critica. O cenário piora ainda mais com o recuo da flexibilização de várias regiões do programa Minas Consciente, com seis macrorregiões na onda vermelha.

Sem espaço

Com isso, a falta de leitos UTI Covid-19 SUS em Governador Valadares forçou prefeituras de outras cidades a transferirem pacientes em estado grave para outras regiões. Vale lembrar que Valadares atende mais de 50 municípios da macrorregião, além de só contar com um Hospital Regional.

Atualmente Governador Valadares tem 11.765 casos confirmados, sendo que 11.005 estão recuperados da doença. A cidade soma 395 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 91% no SUS, enquanto 100% nos hospitais particulares.

Cerca de 30% dos pacientes internados com Covid-19 no Hospital Regional são de outras cidades da macrorregião. Foto: Juninho Nogueira

Para evitar transferências para cidades fora da macrorregião de saúde Leste, o Governo do Estado está viabilizando a abertura de novos leitos UTI Covid-19 SUS em Peçanha e Mantena.

Nessa segunda (14), uma mulher de 57 anos de idade, que estava em estado grave, suspeita de estar com Covid-19, em Resplendor, foi transferida para a cidade de Divinópolis. Ela foi transferida em um helicóptero do Corpo de Bombeiros.

Na cidade, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, seis pacientes estão internados, três deles estão em Governador Valadares e três no hospital de Resplendor.

Leitos de UTI são reativados

Na noite dessa segunda-feira (14), a Prefeitura de Valadares reabriu os três leitos UTI Covid-19 SUS que haviam sido interditados na sexta-feira (12) por causa de infiltração causada pelas chuvas no teto de uma ala de UTI. Veja o comunicado:

Sem resposta

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, até o presente momento, não recebeu resposta ao ofício enviado ao Governo do Estado, no último sábado (12), e que ainda está aguardando o posicionamento oficial do governo sobre a transferência de pacientes.

A SMS destaca que os leitos interditados já foram ativados e que até agora nenhum paciente acometido pelo coronavírus ficou sem assistência.

Assoleste e Ardoce

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce) e a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) estão preocupadas com a situação das vagas de leitos disponíveis em Valadares. A micro e macrorregião dependem do Hospital Regional para desafogar as unidades de saúde da região.

Procuradas pela equipe de reportagem do DRD, a secretária-executiva da Ardoce, Alvani Vieira, disse por telefone, que “tem uma reunião on-line agendada para esta quinta-feira (17) com os prefeitos que compõem a associação para discutir sobre o assunto”.

Mas até o fechamento desta publicação, a Assoleste não havia dado retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM