[the_ad id="288653"]

Confira os nomes mais registrados no município de Valadares em 2023

FOTO: Governo Federal

 

GOVERNADOR VALADARES – Em 2023, as famílias passaram a aderir nomes curtos, bíblicos e até mais originais para registrar os bebês recém-nascidos em todo o Brasil. Em Governador Valadares, por exemplo, Theo e Helena foram os nomes preferidos para batizar os novos pequenos cidadãos. Outros nomes como Miguel, Gael, Theo e Ravi, Laura, Cecília e Maria Cecília têm crescido. Eles já figuram na lista dos 40 mais escolhidos pelos pais ao longo do ano em todo o estado mineiro.

Os dados completos foram catalogados pelos cartórios brasileiros e fazem parte do Portal da Transparência do Registro Civil. Lá está reunida a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras. Na plataforma ainda é possível procurar ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios. Assim há possibilidades de fazer recortes por nomes simples e compostos.

Desde 2022, qualquer pessoa maior de 18 anos pode alterar seu nome em Cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial. De acordo com a nova Lei Federal – 14.382/22, os pais de bebês, em consenso, podem alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento. Dessa forma, o rol de possibilidades de alteração de sobrenomes foi ampliado.

Neste período da nova legislação, os Cartórios de Registro Civil de Minas Gerais registraram um total de 1.230 mudanças de nome sem a necessidade de processo judicial. Isso ocorreu independente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência (salvo suspeita de vício de vontade, fraude, falsidade, má-fé ou simulação).

Processo

 A diretora tesoureira e de Comunicação do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais, Leticia Maculan, explica como funciona o processo. “O movimento de desjudicialização para mudança de nome no Brasil e no exterior, para brasileiros e naturalizados, e registros de natimortos, por exemplo, trazem uma nova realidade para o registro civil em Minas Gerais e no Brasil, influenciando, inclusive, no ranking dos nomes mais registrados no ano”.

“O que permanece inalterado é o fato de que tal ranking muda de ano em ano, de acordo com as influências externas, como nome de famosos ou que estejam em alta no consciente coletivo”, completa.

Entretantoé necessário ressaltar que, para realizar o ato diretamente em Cartório de Registro Civil, é preciso que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei. Ele pode variar de acordo com a unidade da federação. Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação em juízo.

Ranking dos 10 nomes mais registrados em 2023 em Valadares

1. Theo – 58 registros

2. Miguel – 57 registros

3. Helena – 50 registros

4. Laura– 49 registros

5. Cecília – 48 registros

6. Gael – 42 registros

7. Bernardo – 40 registros

8. Davi – 40 registros

9. Heitor – 35 registros

10. Arthur – 35 registros

Ranking dos 10 nomes masculinos mais registrados em 2023 em Valadares

1. Theo – 58 registros

2. Miguel – 57 registros

3. Gael – 42 registros

4. Bernardo – 40 registros

5. Davi – 40 registros

6. Heitor – 35 registros

7. Arthur – 35 registros

8. Gabriel – 34 registros

9. Samuel – 31 registros

10. Benício – 29 registros

Ranking dos 10 nomes femininos mais registrados em 2023 em Valadares

1. Helena – 50 registros

2. Laura – 49 registros

3. Cecília – 48 registros

4. Maria Cecília – 30 registros

5. Alice – 26 registros

6. Liz – 25 registros

7. Maria Alice- 25 registros

8. Isis – 24 registros

9. Maitê – 21 registros

10. Sophia – 21 registros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM