[the_ad id="288653"]

Chuvas em janeiro ativam a notificação de alerta; conheça o app que informa sobre o nível do Rio Doce

Chuvas em janeiro ativam a notificação de alerta; conheça o app que informa sobre o nível do Rio Doce
FOTO: Arquivo DRD/ Pamella Tomich

A Prefeitura criou um aplicativo com informações sobre o nível do Rio Doce; saiba como baixar e acessar nesta reportagem

GOVERNADOR VALADARES – A chuva que era esperada para dezembro de 2023 começou a dar as caras por agora. Só nesta primeira semana de janeiro, entre os dias 1º e 4, em Governador Valadares, o volume de precipitação foi mais do que a metade (79,2 mm) registrada em todo o mês anterior (107,2 mm). Não teve um dia em que a chuva desse uma trégua para os valadarenses neste início de 2024. As capas e os guarda-chuvas, que já estavam empoeirados e esquecidos em cima do guarda-roupa, agora são acessórios indispensáveis. Junto com essa questão de impermeabilidade, também surge a preocupação daquilo que nem capa, nem guarda-chuva são capazes de proteger a população ribeirinha do rio Doce: água que transborda do leito no período de cheia. 

Histórico

Há um ano – de forma mais específica no dia 7 de janeiro de 2023 – Governador Valadares já estava em situação de alerta para a elevação do nível do rio Doce. No dia seguinte, o rio tomava parte das calçadas das ruas do São Tarcísio, dando início ao período de enchentes na cidade. De acordo com a Prefeitura de Valadares, aproximadamente 60 mil pessoas se encontram em áreas de risco de enchentes.

A iminente cheia do rio Doce historicamente ganha força entre dezembro e janeiro. São nesses meses que a população ribeirinha redobra a atenção com o nível do rio. A consciência da realidade que se impõe pela natureza resulta na obsessão de monitorar a oscilação de centímetro a centímetro do rio (é nesses dias, por exemplo, que o site do SAAE tem o maior número de busca e acesso no Google). Sendo assim, não há espaço para pensar “será que vai ou não ter enchente?” –  isso seria ingenuidade da nossa parte. Mas apesar disso, também não significa fazer nada. Ainda cabe a nós a prevenção do “quando é que vai ter enchente?”.

Monitoramento do Rio Doce 

Através do monitoramento realizado pela Defesa Civil e pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), que acontece ao longo da bacia do rio Doce, é possível projetar o momento em que a cota de inundação será ultrapassada. Quando o risco de enchente se aproxima, ainda sim é possível alertar a população com até 48 horas de antecedência. Nesse período, publicações dos boletins da Defesa Civil informando o nível do rio Doce se intensificam à medida que é possível ver a água avançar sobre as áreas ribeirinhas. Os carros de som reforçam os avisos que tomam o noticiário local e também são compartilhados pelas redes sociais. À esta altura já é possível entender que uma comunicação efetiva é fundamental para amenizar os impactos de uma enchente. 

“Estamos no estado de normalidade nesse momento”, informa Defesa Civil sobre o período chuvoso em Valadares 
FOTO: Igor França/ DRD

Dentro desse contexto, a população de Valadares tem mais um reforço para se precaver. O aplicativo (app) para celular Rio Doce Alerta, lançado no final de dezembro, adiciona uma nova ferramenta a favor da informação. Não é um acessório, como uma capa ou guarda-chuva que podem te proteger da água, mas no que se propõe tem a sua utilidade em tempos de intensa desinformação. O app foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, junto com o Departamento de Informática da Prefeitura. 

Rio Doce Alerta

“O aplicativo Rio Doce Alerta surgiu a partir de uma demanda da Defesa Civil de se criar um canal de comunicação seguro e confiável, e que evitasse as fake news. Esse aplicativo foi desenvolvido pelo nosso Departamento de Informática e é simples, intuitivo, didático e de fácil manuseio”, disse o secretário municipal de Planejamento, Allan Heringer Rodrigues. 

Por meio do app é possível monitorar o nível do rio, acompanhar as últimas medições, os níveis de alerta tanto na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) quanto do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Além disso, pelo aplicativo, a Defesa Civil poderá enviar notificações aos usuários com orientações e comunicados, tornando-se mais um canal oficial de comunicação da Defesa Civil com a população. 

Funcionalidades

Uma das funcionalidades permite compartilhar informações sobre o nível do rio Doce. Com esse recurso é possível enviar essa informação para um contato no Whatsapp e até mesmo compartilhar nas redes sociais. Quando você acessa a opção “Nível do Rio”, abaixo das “últimas medições” tem o recurso de compartilhar. Assim que você selecionar essa opção você poderá escolher para quem ou para qual rede social deseja compartilhar. Basicamente, o app faz uma captura de tela (um print) para você poder enviar a informação no formato de imagem.  

Prefeitura criou um aplicativo com informações sobre o nível do Rio Doce – FOTO: Reprodução

O aplicativo é gratuito e já está disponível no Google Play e na Apple Store. Ele pode ser baixado por qualquer um através de um smartphone. A interface (a tela de visualização) é simples e bem intuitiva, sendo possível acessar o menu em duas abas. É importante destacar que para o acesso às informações do app, assim como o monitoramento do rio, é necessário conexão com internet, seja pelos dados móveis ou pelo wi-fi. Outro detalhe que vale a pena ser mencionado é que não há a necessidade de fazer cadastro para ter acesso às funcionalidades do aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ipatinga divulga atividades da campanha Maio Amarelo

🔊 Clique e ouça a notícia IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), divulgou as atividades durante o Maio