CBMMG inaugura Posto Avançado em Guanhães

Guanhães foi contemplada, na manhã desta terça-feira (14), com a inauguração do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que tem sua sede instalada na avenida Ciro Nunes, nº 547 A, no bairro Amazonas. Situada a noroeste da Bacia do Rio Doce, na interseção das rodovias MGC-120 e BR-259, o município de Guanhães tem uma população estimada em 34.818 pessoas e oferta serviços para mais de 20 municípios circunvizinhos, com uma população flutuante superior a 20 mil pessoas por dia.

O evento foi presidido pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, e contou com a presença do secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Igor Eto, representando o governador Romeu Zema; com os deputados federais Hercílio Coelho Diniz e Mauro Lopes; o deputado estadual Gustavo Valadares; a prefeita de Guanhães, Doris Campos, e o promotor de Justiça Luciano Sotero Santiago, além de autoridades civis e militares do município e cidades vizinhas.  

O coronel Estevo iniciou seu discurso relembrando o compromisso do governador Romeu Zema, que, desde o início, ofereceu todas as condições para que a corporação avançasse em seus propósitos, e destacou que a inauguração de Cataguases agora fazia parte dos 23% de crescimento da corporação em Minas Gerais apenas em 3 anos e meio.

“Para uma instituição que já tem 110 anos, conseguir crescer 23% de presença em menos de quatro anos é realmente impactante. Intuição essa que é referência nacional, por atuar em cenários de catástrofes em Recife, Petrópolis, sul da Bahia e missões internacionais”, refletiu o comandante do CBMMG.

Igor Eto ressaltou que o Corpo de Bombeiros foi essencial na gestão do governador Romeu Zema e disse que a inauguração é motivo de muita satisfação para o povo de Guanhães e para o povo mineiro. “Chegar ao final deste ciclo de trabalho do nosso governador e inaugurar mais uma unidade do Corpo de Bombeiros é motivo de muito orgulho. Estamos reconhecendo o trabalho do CBMMG e dando condição pra que essa corporação, que é orgulho de Minas, possa avançar cada vez mais.”, concluiu o represente do governo.

A prefeita Dorinha agradeceu a Deus pela oportunidade e ao povo de Guanhães pela confiança em sua gestão. Ela agradeceu também a ajuda dos deputados que atuaram substancialmente com recursos para a nova fração e falou que um sonho sem a contribuição conjunta não passa de um sonho, mas quando há um interesse mútuo se torna realidade”, defendeu a gestora municipal.

Estrutura e articulação

A fração, em atividade desde o dia 19 de maio, conta com instalações e equipamentos modernos, adquiridos por meio de um esforço conjunto, envolvendo o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Guanhães, o CBMMG, o Ministério Público e parlamentares.

Desse modo, o PA – Guanhães estará vinculado ao 7º Pelotão de Bombeiros Militar, situado em São João Evangelista, sendo este subordinado ao 6º Batalhão de Bombeiros Militar, em Governador Valadares, e contará, inicialmente, com uma Unidade de Resgate, uma Auto Bomba Tanque Salvamento e 16 militares.

Portanto, a nova unidade do CBMMG estará apta a salvaguardar a vida e o patrimônio da população dos seguintes municípios: Carmésia, Divinolândia de Minas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Gonzaga, Materlândia, Sabinópolis, Santa Efigênia de Minas, Senhora do Porto e Virginópolis.

Turismo na cidade requer um serviço de proteção rápido e eficiente

A cidade de Guanhães pertence ao circuito da Estrada Real e das Trilhas do Rio Doce, fato que atrai o turismo e movimenta a economia local. O ecoturismo é o carro-chefe da região, especialmente pela oferta de cachoeiras famosas, como a de Pombas, Sereno, Carranca, Rodrigues, Witu, Fumaça e Usina. Locais com grande visitação de turistas, motivo pelo qual também são constantes as ocorrências de pessoas perdidas, afogamentos e outros atendimentos, que agora irão contar com mais proteção, agilidade e eficiência, devido à presença do Corpo de Bombeiros no município.

Além das cachoeiras, a região também conta com pontos turísticos muito visitados, como a Pedra da Gafurina, a Lagoa Grande, o Morro do Quartel. E do ponto de vista da proteção contra os incêndios florestais, destaca-se o Parque Estadual Serra da Candonga, com mais de 3 mil hectares que preservam riquezas da fauna e flora, além de vinte nascentes de cursos d’água e oito represas.

Patrimônio ambiental que exige um planejamento de prevenção criterioso e arrojado para evitar, dirimir e conscientizar a população local sobre a importância de ações conjuntas que visem o bem-estar comum, papel que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais vem buscando estabelecer em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM