Casal é preso suspeito de ofertar falsos cursos profissionalizantes em Almenara

Um homem e uma mulher, de 22 e 27 anos, foram presos na noite dessa segunda-feira (25) suspeitos de tentativa de estelionato e associação criminosa em Almenara, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos aplicavam o golpe do falso curso profissionalizante desde janeiro.

As investigações apontaram que o casal é natural de São Paulo e divulgava, em suas redes sociais, diversos cursos técnicos gratuitos nas áreas de saúde, construção civil e social.

A prisão aconteceu durante uma palestra de apresentação dos supostos cursos oferecidos pelos suspeitos. Uma das vítimas informou à polícia que os suspeitos retornariam à cidade para novas inscrições.

Segundo apurações da PC, as vítimas entravam em contato com os suspeitos e eram convidadas a deixar o nome e o telefone de contato. Com isso, elas eram selecionadas e convidadas a comparecer no horário e local indicados, sendo geralmente hotéis, associações comerciais e até câmaras municipais.

No local, as vítimas participavam de uma palestra, em que eram apresentados os cursos e plataformas. Nesse momento, os suspeitos informavam que o curso era gratuito, mas seria necessário adquirir o material técnico pedagógico pelo valor que variava de R$ 600 a R$ 1.200.

Ainda de acordo com as investigações, o casal prometia também entregar os certificados, ao fim dos cursos, por meio de instituição credenciada no Ministério da Educação. Após isso, as vítimas não conseguiam mais contato com a falsa instituição de ensino.

A Polícia Civil informou que também trabalha com indícios de que os suspeitos tenham passado por várias cidades da região e que a associação criminosa também vinha atuando em outros Estados, além da existência de diversas ocorrências em várias cidades com os nomes das empresas, CNPJ, números de telefone e, inclusive, com o nome de um dos suspeitos, indicando a prática do crime de estelionato.

Na ação foram apreendidos materiais como contratos, crachás, máquinas de cartão de crédito, aparelhos celulares e também um carro.

O casal foi preso em flagrante e encaminhado para o Departamento Penitenciário em Almenara. As investigações prosseguem. Fonte: Polícia Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM