Candidatos a socorristas do Samu no Leste de Minas continuam treinamentos em Valadares

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Área de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) segue, nesta terça-feira (23), com o calendário de treinamentos dos profissionais da saúde do Leste de Minas. Esses profissionais são candidatos a cargos de socorristas. Desse modo, as pessoas selecionadas deverão compor a equipe do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) em suas respectivas regiões, nas quais o Samu implantará novas bases de atendimento.

Então a cada semana, atuantes em diferentes áreas serão convocados para o treinamento, que tem duração de cinco dias – de segunda à sexta-feira. Portanto nesta semana estão participando das aulas os condutores de ambulância e técnicos de enfermagem. Nesta manhã, cerca de 60 alunos compareceram a um hotel do município para aprender as técnicas de salvamento. Os aprendizes vieram de cinco cidades do Leste mineiro – Inhapim, Mendes Pimentel, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Virgolândia – e todas passarão a contar com o reforço da equipe do Samu.

Kleyton de Carvalho (médico e coordenador técnico da Central de Regulação do Samu) – Foto: DRD/TV Leste

Socorristas em formação

Hilário Felipe Alves Mendes, de Virgolândia, e Priscila Barbosa, de Mendes Pimentel, são condutores socorristas e estão participando do treinamento. Aliás ambos já têm experiência na condução de ambulâncias, mas afirmam que todo aprendizado é bem-vindo. Ainda mais quando se fala em ter no município uma unidade de atendimento do Samu para ajudá-los a salvar mais vidas.

“A gente costuma atender bastante facada, brigas, queda de bicicleta, muita queda de moto por ser um local rural. Eu trabalho há um ano e sete meses na área e já vi muita coisa, mas o Samu ensina muita coisa para a gente. É para ser colocado em prática na hora da necessidade. Se caso eu ver um acidente, mesmo eu não estando trabalhando, vou saber como lidar”, relatou Hilário Felipe.

“Um detalhe pode salvar vidas. Isso resume tudo o que a gente aprendeu no dia de ontem e hoje, no segundo dia de curso. Já tivemos experiências na nossa cidade, fazendo o transporte de pacientes para Valadares, socorrendo vítimas também. Eu acredito que a ampliação do Samu vai somar muito, não só para a nossa cidade, mas para todas as cidades circunvizinhas. Pelo fato de dar mais atenção às pessoas, ter mais socorro, mais suporte. Muitas ambulâncias do Samu têm mais recursos do que muitos hospitais de cidades do interior. Então com certeza vai ser um diferencial, não só nas nossas vidas, mas na vida da população, afirmou Priscila Barbosa.

Hilário Felipe Alves Mendes ( Virgolândia) e Priscila Barbosa (condutora socorrista em Mendes Pimentel) | DRD/TV Leste

Oficinas

De acordo com o instrutor e também responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), Heverton da Silva Nunes, serão, ao todo, seis oficinas de atendimentos clínicos e traumáticos.

Heverton da Silva Nunes (coordenador do NEP) | DRD/TV Leste

A gente vai estar preparando eles, para que possam estar aptos. Hoje o Samu não atende só a Valadares, mas a todo o Leste de Minas. Agora a gente está expandindo esse atendimento para outras novas bases. Ao todo serão implantadas mais 15 bases novas descentralizadas. É importante e obrigatório. Todos os profissionais que irão atuar no Samu têm que passar por essa capacitação“, informou Nunes.

O treinamento inclui aulas teóricas e práticas de atendimentos a casos suscetíveis no dia a dia dos socorristas. Mas para isso, a equipe de treinamento prepara cenários específicos, ilustrando ocasiões recorrentes como acidentes de trânsito e outros incidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM