Campanha solidária arrecada mantimentos para famílias atingidas pela cheia do rio Doce

FOTO: Univale

Se de um lado, poder público e forças de segurança atuam intensamente em auxílio aos moradores atingidos pela cheia do rio Doce, em Governador Valadares, do outro, uma rede de solidariedade se forma para arrecadar mantimentos como roupas, alimentos, colchões, água e outros itens de necessidades básicas.

Dessa forma, desde que a água do rio começou a invadir as casas, nas regiões da cidade historicamente afetadas pela enchente, iniciativas para recolher doações também foram se multiplicando ao longo desta semana, como é o caso da Campanha de Solidariedade realizada pela Universidade do Vale do Rio Doce (Univale).  

Na manhã desta quarta-feira (11) foram entregues as doações, até o momento, na Escola Municipal Dona Lina Martelli. A primeira remessa arrecadada pela campanha de doações foi distribuida para as famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social. O local está abrigando no momento 37 famílias num total de 130 moradores da região do Santa Rita.

“Optamos por entregar para o município as doações porque o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) já tem o cadastro das famílias atingidas pela cheia e aí eles vão fazer a distribuição de acordo com a necessidade de cada família. Quero agradecer a população que se mobilizou e em pouco tempo de campanha conseguimos arrecadar estas doações”, informou o gerente de comunicação da Univale, Pedro Lucca.

O coordenador da Defesa Civil, Major Adelson, enfatizou a importância das doações. “A Defesa Civil acolhe este gesto humanitário e de carinho da Univale. Esta doação vai agregar muito na volta dessas pessoas para casa. Quem desejar fazer doação pode também entregar nos postos do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, orientou.

A Univale está recebendo doações no campus I, o prédio do antigo MIT, que fica na rua Juiz de Paz José Lemos, 695, Vila Bretas. O horário para recebimento de itens é das 8h às 17h, entre segunda e sexta-feira. Nesse sentido estão sendo aceitas doações de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, colchões, água potável, móveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Além disso, quem preferir fazer uma contribuição financeira pode transferir qualquer valor por PIX, utilizando como chave o CNPJ 20.611.810/0001-91.

As doações também poderão ser entregues nas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em Governador Valadares.

Aproximadamente 15 mil pessoas foram afetadas pela cheia do rio Doce

Em Governador Valadares, a Secretaria Municipal de Assistência Social já contabiliza 465 pessoas nos cinco pontos de abrigo que foram abertos na cidade. Destes, a Escola Municipal Padre Eulálio, no bairro Maria Eugênia, recebe os internos da Associação Santa Luzia. A instituição funciona no bairro São Pedro, numa das regiões que mais são atingidas com as cheias do rio. São 70 internos que permanecem em isolamento como prevenção ao risco da covid-19. As outras pessoas estão distribuídas nos demais abrigos localizados nos bairros Centro, São Paulo e Santa Rita.

Cinco abrigos estão recebendo as familias afetadas pela inundação – FOTO: Prefeitura de Valadares


Os abrigados estão sendo assistidos desde segunda-feira (9) com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Os idosos da Associação Santa Luzia são atendidos pelos profissionais da própria associação.

Na tarde dessa terça-feira (10), a prefeitura informou que a inundação causada pela cheia do rio Doce tem atingindo, direta e indiretamente, aproximadamente 15 mil pessoas que residem em cerca de vinte e três bairros, às margens do rio na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM