GOVERNADOR VALADARES – A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) completa 77 anos nesta quinta-feira (1º). A trajetória da instituição é marcada pelos serviços e atendimento na saúde pública em Governador Valadares e outros 86 municípios do Vale do Rio Doce. Para celebrar a data, na manhã desta quinta-feira foi celebrado um Culto de Ação de Graças às 8h30, na Capela Cristã 99, dentro do Hospital Bom Samaritano, com devocional do Pastor Neirson Alves, presidente da Assembleia Geral da BSBS. As comemorações continuam no domingo (4), às 19h30, com um culto na Igreja Batista Esperança, no bairro Nossa Senhora das Graças.
Fundada em 1947, a BSBS mantém duas estruturas centrais: o Hospital Bom Samaritano (HBS), em funcionamento há 25 anos, e a Clínica Bom Samaritano (agora chamada de Unidade 2 do HBS), com 35 anos de atendimento. Hoje, a instituição é responsável por cerca de 40% dos leitos hospitalares de Governador Valadares e se destaca como referência em atendimentos de alta complexidade via SUS.
Atendimento a pacientes do SUS
Somente em 2023, o HBS realizou 9.989 internações hospitalares e 361.724 atendimentos ambulatoriais — a grande maioria via Sistema Único de Saúde. Conforme a instituição, 92,78% das internações e 87,79% dos atendimentos ambulatoriais foram voltados para pacientes do SUS.
O laboratório da BSBS, com unidades no hospital e na clínica central, registrou 398.113 exames realizados no ano passado, 93,51% deles em pacientes SUS. Só na UPA 24h, administrada pela BSBS, foram mais de 65 mil exames.
Reconhecimento em oncologia, nefrologia e cirurgia
Referência no tratamento do câncer em Valadares e região, o HBS também é o único hospital local credenciado como UNACON (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia). Em 2023, foram cerca de 18.600 consultas oncológicas, 913 internações clínicas, 1.761 cirúrgicas e mais de 38 mil sessões de quimioterapia e radioterapia.
Na área de nefrologia, o Instituto de Nefrologia do HBS recebeu em 2024, pelo segundo ano consecutivo, o reconhecimento como melhor serviço de diálise de Minas Gerais. São 1.319 pacientes em tratamento conservador ambulatorial e 450 em hemodiálise e diálise peritoneal — com mais de 62 mil sessões realizadas no último ano.
Ampliações
Em abril de 2024, a BSBS inaugurou um novo Centro Cirúrgico com cinco salas grandes, incluindo uma para cirurgia robótica, no Anexo 4 do HBS. O investimento de R$ 16 milhões envolveu recursos próprios, do Ministério Público do Trabalho e do Governo de Minas, marcando um novo patamar em procedimentos de alta complexidade na cidade.
Em 2023, o Hospital Bom Samaritano conquistou pela quarta vez a Acreditação Hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo a terceira em Nível Pleno — certificado alcançado por apenas 108 hospitais no Brasil, dos quais apenas 20 são filantrópicos.
Além disso, a Clínica Bom Samaritano, no centro da cidade, passa por expansão e será transformada em um Hospital Dia. Com dois andares novos, o espaço contará com 39 leitos, seis salas cirúrgicas e capacidade para 1.300 procedimentos mensais. O objetivo é ampliar o acesso a cirurgias eletivas e especialidades como ortopedia clínica e cirúrgica.
Além do hospital e da clínica, a instituição administra a UPA 24h, classificada como Tipo III de Complexidade Intermediária, atendendo 100% via SUS. Ao todo, somam a este trabalho 1.495 colaboradores, incluindo terceirizados.